Patos em Destaque Whats

Primeira reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus é realizada em Patos de Minas

Dentre os diversos setores representados na reunião, a Câmara Municipal marcou participação por meio do vereador-presidente da Comissão de Saúde, Isaías Martins

por Weslley Raphael
09/04/2020 - 12h41

Na tarde dessa quarta-feira (08/04), após novo decreto municipal, na mesma data, que fixou, no Município, a criação de um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), ocorreu a primeira reunião com representantes de diversos setores: Executivo, Legislativo, comércio, indústria, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, OAB, entre outros.

Até o momento desta publicação, a Covid-19 deixou 800 mortos e outros 15.927 casos confirmados no país. Patos de Minas registrou 5 (cinco) casos comprovados, 162 suspeitos e outros 129 aguardam resultado, segundo último boletim. O comitê se reunirá quase que diariamente, para acompanhar o avanço da pandemia. Isaías Martins, presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES, que representou a Câmara na reunião, discorreu sobre os assuntos debatidos nessa tarde: “Tivemos vários âmbitos da sociedade representados. O saldo foi positivo e tomaremos as medidas necessárias para amenizar o problema”.

Segundo Isaías Martins, o comitê funcionará dentro da Prefeitura, na sala de licitações, operando como um centro de qualquer doação, seja material ou financeira, do qual serão direcionadas as contribuições às áreas necessitadas. Esse acompanhamento de setores vulneráveis será feito por equipes de estatísticas, formadas por especialistas.

Outro assunto debatido na reunião foi o problema verificado, nos últimos dias, com a chegada do período de pagamentos salariais, ocasionando aglomerações em filas de lotéricas e outras agências bancárias. Assim, na segunda-feira, o comitê se reunirá com os representantes dessas instituições para chegarem a um consenso que garanta a segurança da população.

Quanto às atividades escolares, as aulas continuam suspensas por tempo indeterminado. Sobre o funcionamento comercial, o comércio estará fechado no município, a partir de hoje (09/04) até 12 de abril, de acordo com o Decreto n.º 4807, publicado hoje (08/04), em atenção às recomendações do Ministério Público.

O ato administrativo suspende, nesse período, as atividades comerciais, inclusive as relativas à produção industrial e de serviços, varejo ou atacado, exceto as de estabelecimentos de cunho essencial (farmácias, supermercados e afins). No que diz respeito às lojas de peças, elas deverão funcionar em sistema de plantão e entrega ao estabelecimento comercial do cliente.

Com relação aos bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, pamonharias, docerias e demais estabelecimentos congêneres, esses poderão funcionar, realizando transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone e outros instrumentos similares, com a entrega em domicílio ou para a retirada na porta do estabelecimento, vedado o fornecimento para consumo no local.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS