Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM

COVID-19: CONHEÇA AÇÕES JÁ REALIZADAS OU EM ANDAMENTO EM PATOS DE MINAS

Criação de um hospital de campanha, orientação pela Vigilância Sanitária a diferentes serviços e treinamento de profissionais da saúde são exemplos de medidas adotadas até o momento

WESLLEY RAPHAEL
QUINTA-FEIRA, 09/04/2020
Covid-19: conheça ações já realizadas ou em andamento em Patos de Minas

A pandemia causada pela disseminação do coronavírus está sendo enfrentada com uma série de ações em Patos de Minas. Muitas delas são desconhecidas da população de forma geral, mas não menos importantes, pois sustentam um trabalho mais completo e eficaz. Exemplo disso é o trabalho de orientação por parte da Vigilância Sanitária, que instrui sistema prisional e unidade socioeducativa, instituições de longa permanência de idosos e serviços de transporte sanitário público de pacientes em hemodiálise quanto às medidas de prevenção e controle de casos de Covid-19. O setor também orienta funerárias, velórios e salas de autópsia quanto ao transporte de corpo em caso de óbito pela doença.

Há preocupação também com os profissionais de saúde que integram a linha de frente do combate ao vírus, por isso eles estão sendo continuamente treinados e orientados conforme notas técnicas dos governos federal e estadual. Profissionais da Diretoria de Serviços Especializados, por exemplo, foram treinados por meio de live com o médico infectologista Francisco de Assis Andrade. A transmissão ao vivo foi realizada em canal no Instagram (@capacitacao_coronavirus_patosCOVID-19.patos) criado exclusivamente para treinamento dos servidores públicos municipais.

Outra ação importante em fase adiantada é a instalação de um hospital de campanha em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e o Ministério Público Federal. A unidade irá funcionar no Centro Clínico de Especialidades, que já está sendo estruturado para montagem inicial de 18 leitos de UTI, podendo-se ampliar para 40 leitos: 20 de UTI e 20 clínicos. Já foi feito também contato com hospitais privados para credenciamento de leitos ao SUS durante pelo menos 90 dias, conforme autorizado pela União (estima-se disponibilização de 20 a 30 leitos nas unidades privadas de saúde).

Foram feitos também diversos levantamentos para auxiliar as tomadas de decisão, como do número de profissionais do setor municipal de saúde por categoria profissional e do número de equipamentos de tomografia computadorizada e respiradores nas redes pública e privada. Além disso está em andamento o chamamento público para cadastro de voluntariado pela Defesa Civil Municipal, já constando mais de 250 inscritos. O objetivo é utilizar essa força de trabalho para atividades no hospital de campanha, nas unidades básicas de saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Outras medidas relevantes é a instalação da Unidade de Resposta e Atendimento (URA) para esclarecimento de dúvidas à população por telefone (3822-9803 / 3822-9852/ 3820-1318 / 3821-2188) e da Central de Apoio Psicológico ao Covid-19, também via telefone (3823-5221). Também vale registar a implementação de unidade de acolhimento aos moradores em situação de rua, que também estão recebendo marmitex pelo Restaurante Popular, e orientações de manejo dos resíduos na pandemia do coronavírus empresas prestadoras de serviço, garis e cooperativas de catadores de resíduos recicláveis.

Mais ações - Em entrevista à Rádio Clube 98, na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito José Eustáquio Rodrigues falou de outras atitudes tomadas pelo poder público local, ressaltou a preocupação com a não conscientização da população quanto ao risco de contaminação e com a dificuldade financeira que essa crise irá desencadear. Ele citou também quanto o município recebeu de aporte financeiro até o momento exclusivamente para o enfrentamento ao coronavírus. Assista e ouça (aqui), a partir da marcação de tempo em 1 hora e 10 minutos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es