Patos em Destaque Whats

Creas em parceria com a Cia. Gmolah e Secretaria de Cultura apresentam peças teatrais

A conscientização e o combate ao abuso sexual somente serão possíveis com a união do governo e da sociedade

por Weslley Raphael
19/08/2019 - 15h19

Foram apresentadas, na terça-feira da semana passada, as peças teatrais "Suicídio: um indício social" e "Eu denuncio, Tu denuncias... Nós denunciamos" escritas e dirigidas pela atriz e diretora de teatro, Gracinha Araujo.

As peças teatrais foram apresentadas no "Encontro de enfrentamento à violação dos direitos na promoção da paz nas escolas" ocorrido na Superintendência Regional de Ensino e realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, por meio do CREAS.

Em “Suicídio: um indício social” são demonstrados possíveis fatores que propiciam esse fenômeno, sendo alguns deles: depressão, relações sociais, adolescência e instigação ao suicídio versus Direito brasileiro. Percebe-se o quanto é complexo o assunto a respeito do suicídio e que, em pleno século XXI, além de não ser suficientemente comentado, faz-se muito pouco para preveni-lo. O alto número de pessoas, principalmente jovens, que chega a cometer esse ato é alarmante, e esse fenômeno não distingue sexo, idade, classe social. Além disso, a escolha pelo suicídio provoca relevantes consequências sociais. Tal fenômeno merece ser mais debatido, o diálogo e a informação são importantes, falar sobre ele com acolhimento e apoio são importantes meios de proteção, pois, o suicídio e os fatores sociais têm ligação e a união de Estado e sociedade é um caminho para evitá-lo.

Na encenação "Eu denuncio, Tu denuncias... Nós denunciamos" é representado o "abuso sexual" que tem ocorrência na infância estendendo-se à adolescência. São demonstrados abusos que ocorrem de maneira monstruosa e praticados, principalmente, por pessoas próximas, atingindo tanto meninos quanto meninas. Nota-se que as figuras do agressor e do agredido não se limitam ao estereótipo do agressor adulto masculino e do agredido feminino, muitas são as ocorrências entre agressores e agredidos do mesmo sexo, tanto masculino como feminino. É preciso conscientizar a respeito do mal que o "abuso sexual" deixa no agredido. A conscientização e o combate ao abuso sexual somente serão possíveis com a união do governo e da sociedade.

DIGA NÃO AO SUICÍDIO - Disque 188
DIGA NÃO AO ABUSO SEXUAL - Denuncie 100

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS