Patos em Destaque Whats

Bebê cai do berço e morre em Patos de Minas

Entristecidos, os familiares acompanharam a situação

por Weslley Raphael
16/01/2018 - 16h14

Um caso bastante triste aconteceu na tarde desta terça-feira, 16 de janeiro, em Patos de Minas. A Polícia Militar (PM) registrou a morte de uma criança de aproximadamente 11 meses que acidentalmente caiu do berço e sofreu vários hematomas. A vítima chegou a ser encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Peluzo, mas sem os sinais vitais. Entristecidos, os familiares, que moram no bairro Vila Rosa, acompanharam a situação.

A criança, que sofreu ferimentos na região do abdômen e cabeça, foi socorrida e encaminhada à unidade de saúde pelo próprio padrasto. O Conselho Tutelar está acompanhando de perto o desfecho de toda a situação e o caso será investigado pelas autoridades competentes. 

Por causa de uma denúncia de maus tratos, os responsáveis foram convidados à irem até a delegacia de polícia para esclarecimentos.

O bebê caiu. E agora? Preciso levá-lo ao hospital?
 
  • Sempre que o bebê leva um tombo grande -- do sofá, da cama, do trocador, do berço ou do cadeirão, por exemplo --, é necessário examiná-lo com atenção para ver se não há nenhuma lesão mais séria, principalmente se ele tiver batido as costas ou a cabeça no chão.
  • É preciso verificar se não há ossos quebrados, lesões internas ou uma concussão. Quedas podem ser graves em bebês, mas a boa notícia é que os ossos deles são mais flexíveis, portanto não se quebram tão fácil quanto os de crianças maiores.
  • Se o bebê parece estar bem, agindo normalmente, o mais provável é que a queda não tenha tido consequências mais graves. Mas o mais prudente é procurar falar com um médico para receber orientações, especialmente se a criança tiver menos que um ano de idade. 
 
  • Fique de olho nela durante as 24 horas seguintes, especialmente se tiver batida na cabeça.
 
  • Siga seus instintos e prefira a precaução: se você acha que a queda foi muito grande, e que não é possível que seu filho não tenha se machucado, ou se o bebê estiver muito irritado ou agindo estranho, leve-o direto ao médico ou hospital para um exame.
 
Em que situações preciso levá-lo para o pronto-socorro?
 
Procure ajuda médica nos seguintes casos:
  • Se o bebê desmaiar. Caso você ache que ele não está respirando, grite por ajuda e faça manobras de ressuscitação imediatamente. Se você estiver sozinha com o bebê, primeiro faça a ressuscitação nele por dois minutos e depois telefone pedindo ajuda.
  •  
  • Se o bebê estiver sangrando e o sangramento não parar quando você pressiona uma gaze ou um pano sobre o ferimento. Batidas na boca às vezes sangram muito, mas nem sempre são graves. Pressione um pano limpo e dê alguma coisa gelada para o bebê chupar. O sangramento deve parar.
  • Se o bebê estiver respirando mas não reagir quando você fala com ele, ou se você não conseguir acordá-lo (mesmo que ele estivesse aparentemente bem depois da queda, mas apresente os sintomas horas mais tarde).
  • Se houver sinais de fratura: braço ou perna desalinhados, um pulso meio torto, ou quando o bebê dá indícios de que sente dor quando apoia o braço no chão ou faz algum movimento (talvez você só note isso horas depois da queda).
  • Se houver sinais de fratura no crânio: uma área “fofa” no osso, especialmente dos lados da cabeça (acima ou atrás da orelha); presença de sangue no branco dos olhos ou saída de sangue ou de um líquido cor-de-rosa pelo nariz ou pelas orelhas.
  • Se houver sinais de concussão (quando o cérebro é afetado pelo traumatismo ou batida na cabeça), como: pupilas desiguais, vômitos seguidos e sonolência maior que o normal. Dependendo da idade do bebê, observe se há mudanças no modo como ele engatinha ou anda, se ele parece mais fraco ou confuso, ou se há sinais de problemas de fala, visão ou coordenação motora.
  • Se o bebê não parar de gritar ou chorar depois de meia hora, por mais que você tente acalmá-lo.
  • Se o bebê começar a vomitar repetidamente
  • Se o bebê tiver um corte que pareça profundo, especialmente no rosto e em partes do corpo que se movimentam muito. Talvez seja preciso dar pontos. Na dúvida, não espere até o dia seguinte: os pontos funcionam melhor quando dados em até oito horas após o acidente.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.


OUTRAS NOTÍCIAS