TeraByte

Saúde vai capacitar cuidadores de pessoas vítimas de AVC

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone ou presencialmente na sede do CER II

por Weslley Raphael
25/10/2021 - 12h26

Saúde vai capacitar cuidadores de pessoas vítimas de AVC Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual Totó Veloso

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Serviços Especializados, oferecerá o treinamento “Capacitação para cuidadores de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)” na próxima sexta-feira (29/10), das 7h30 às 12h. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por telefone (34 3700-8129) ou pessoalmente no CER II Totó Veloso (Av. Comandante Vicente Torres, 765, Jardim Peluzzo) até as 16h do dia 28 de outubro. 

O curso, gratuito, é voltado tanto para cuidadores profissionais quanto para familiares que, de uma hora para outra, passaram a cuidar de alguém que sofreu AVC sem ter conhecimento técnico no assunto. Informações, esclarecimentos e ensinamentos práticos serão repassados aos participantes por meio de oito palestras, as quais contemplam as áreas de psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. 

“Teremos ainda informações sobre benefícios sociais em casos de incapacidades resultantes do AVC, que pode acarretar paralisias ou dificuldade no andar, falar e compreender”, explica a diretora de Serviços Especializados, Vanessa Borges, acrescentando: “O AVC é a segunda causa de óbitos no mundo e a principal causa de incapacidade em adultos, o que retira do mercado de trabalho milhares de pessoas, ocasionando impacto social bastante significativo”.

Ainda segundo Vanessa, aproximadamente 75% das vítimas não fatais do AVC não retornam às suas atividades profissionais. De 30 a 40%  ficam dependentes do familiar ou cuidador, normalmente acamados, e 34% têm demência em um ano, com dificuldade de memória, esquecimentos ou dificuldade de raciocínio. “Faremos a capacitação exatamente no Dia Mundial de Combate ao AVC. É uma excelente oportunidade de aprendizado para cuidadores. Nós aguardamos esse público em nosso curso, que terá emissão de certificado”, finaliza a diretora. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS