TeraByte

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

Secretaria de Saúde informará nova data de vacinação tão logo chegue a próxima remessa de vacinas

por Weslley Raphael
02/04/2020 - 16h52

A vacinação contra influenza ocorreu de maneira mais tranquila em Patos Minas na manhã desta quinta-feira (2). Idosos e profissionais de saúde compareceram às UBS com as senhas retiradas ontem, e o fato de elas conterem o horário de atendimento reduziu filas e aglomeração. Quem buscou o serviço nos pontos extras - Patos Central Shopping e Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS) - aprovou o sistema drive thru implementado pela Secretaria Municipal de Saúde. A maior parte dos pacientes contribuiu, respeitando o distanciamento de pessoas quando houve espera.

"A distribuição de senha antecipadamente será mantida para as próximas datas de vacinação, que serão divulgadas tão logo saibamos quando a remessa de doses enviada pelo Governo estadual vai chegar. Hoje as pessoas colaboraram, e pedimos que isso se repita no dia de retirar a senha. Temos profissionais orientando sobre o espaçamento na fila, mas não há equipe suficiente para corrigir a distância entre as pessoas o tempo todo", disse o diretor municipal de Atenção Básica, Iraí Ferreira de Ázara Júnior. "As queixas que foram feitas e as sugestões dadas estão sendo avaliadas, nossa intenção é corrigir o que precisa e pode ser melhorado", acrescentou.

Hoje a aplicação das vacinas contra gripe aconteceu em 20 pontos da cidade, sem contar a área rural, que recebe equipes volantes. Até o momento, o município disponibilizou o serviço em três dias, totalizando em média 20 mil pessoas vacinadas contra influenza (entre maiores de 60 anos e profissionais de saúde), sendo cerca de 5 mil só nesta quinta-feira. A previsão é que o total de doses necessário para Patos de Minas chegue em pelo menos 17 remessas.

Diante dessa entrega gradual de vacinas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a secretária municipal de Saúde, Denise Fonseca, pede calma aos cidadãos: "A população não precisa se desesperar caso não consiga se vacinar neste momento. Conforme as doses forem chegando, vamos comunicar a retomada do atendimento até contemplar todos os que compõem os grupos prioritários das três fases da campanha".

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS