FPM

Projeto de iluminação pública e as obras na Avenida JK são discutidos em reunião da CLJR

O procurador-geral do Município, Jadir Souto Ferreira, esclareceu a legalidade e os benefícios que o projeto trará, “como a economia de 50% na iluminação pública para o Município”

por Weslley Raphael
18/09/2020 - 13h20

Nesta quarta-feira (16/09), membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), e outros parlamentares, se reuniram no plenário da Câmara Municipal para analisar o Projeto de Lei Complementar nº 827/2020, de parceria público-privada, no setor de iluminação pública.

Na oportunidade, a diretora de Convênios na Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Angelita Santos Magalhães, e o arquiteto da Prefeitura Municipal, Marcelo Ferreira Rodrigues, apresentaram o projeto que “autoriza a delegação, por meio de parceria público-privada, dos serviços de iluminação pública no município de Patos de Minas e dá outras providências”. A prestação dos serviços públicos compreende a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública. O procurador-geral do Município, Jadir Souto Ferreira, esclareceu a legalidade e os benefícios que o projeto trará, “como a economia de 50% na iluminação pública para o Município”.

Os vereadores também questionaram o prazo do contrato com a empresa que será licitada, que é de 13 anos. Marcelo justificou que “esse é o tempo mínimo que garante retorno à empresa prestadora do serviço, já que o investimento será de 30 milhões em um ano e meio, e também quanto à vida útil das lâmpadas de led, pois, até lá, pode ser que haja outras tecnologias mais viáveis”, afirmou o arquiteto. Patos de Minas já possui 10% das luminárias de led, as quais serão preservadas ou, caso necessário, realocadas, e a vias em que há cobrança de taxa de energia no Município serão contempladas com as novas lâmpadas.

A presidência da CLJR reconheceu a importância do projeto, mas julgou curto o prazo para uma decisão de tal relevância, assim, a reunião extraordinária, que seria marcada para data de hoje (17/09), foi cancelada e o projeto fica retido com a Comissão para análise mais detalhada.

Logo após análise do projeto, a comissão recebeu representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Ocimar Lucas da Silva, e da Secretaria Municipal de Trânsito, engenheiro de trânsito, Henrique Hatanaka Lemos, os quais esclareceram dúvidas sobre a obra em processo na Avenida JK, próximo ao hipermercado Bahamas, que custeou a obra. Segundo Ocimar, a obra diminui, de (6) seis para (4), os pontos de conflitos da via, trazendo, desse modo, “mais seguranças aos motoristas e pedestres, principalmente agora com a construção do hipermercado, a partir do qual os acessos serão mais utilizados” disse Ocimar. Por sua vez, Henrique afirmou que, por meio de estudos técnicos, as vias laterais garantem a fluidez do trânsito.

Outro ponto questionado pelos vereadores foi a não comunicação à população quanto ao início da obra, e também o desapontamento dos motoristas que utilizam a JK. Marcelo disse que é comum esse transtorno no início, “como em qualquer mudança”, e prosseguiu: “Isso é algo que teria que ser feito em outro momento, mas fizemos agora, pois o mais importante é preservar vidas e prevenir acidentes”, concluiu o arquiteto.

O projeto voltará a debate na reunião ordinária da próxima quinta-feira (24/09), no plenário da Câmara Municipal, às 14 horas. Como no momento o Município de Patos de Minas está incluído na onda amarela do programa Minas Consciente, o público poderá acompanhar a reunião presencialmente, com as devidas recomendações dos órgãos sanitários e decretos municipais, tais como: distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Devido ao período eleitoral, não haverá transmissão da reunião ao vivo pelo Facebook.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS