UNIPAM

Prefeitura lança dois programas que beneficiar a população de Patos de Minas

O APP faz a localização por georreferenciamento e ao cadastrar a solicitação, o cidadão ainda recebe um número de protocolo.

por Weslley Raphael
18/07/2017 - 17h10

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves lançou, em seu gabinete na última 6ª feira, dois programas que vão facilitar a vida da população e levar benefícios a diversos bairros e distritos. O chefe do executivo deu as boas vindas para todos e disse o objetivo desses programas. “Queremos facilitar o acesso das pessoas aos serviços da prefeitura. Para isso, estamos lançado um aplicativo para o celular e um programa que pretende cuidar de cada bairro e de cada distrito ou localidade rural de nosso Município”, informou o prefeito dando as boas vindas aos presentes.

Um dos programas é o “Prefeitura na palma da mão”, que disponibiliza o aplicativo InvestCity, uma plataforma digital que vai facilitar o contato da população com a prefeitura no que se refere a pedidos de serviços e registros de reclamação. A disponibilização do aplicativo para celular é feita pelo Google Play ou APP Store. Basta a pessoa digitar InvestCity. O cidadão, ao baixar o aplicativo, pode solicitar um serviço, inclusive fotografando o problema detectado como buraco na rua, lâmpada queimada. O APP faz a localização por georreferenciamento e ao cadastrar a solicitação, o cidadão ainda recebe um número de protocolo.

O representante da empresa InvestCity TI, Flávio Casagrande, apresentou o sistema mostrando as vantagens para os cidadãos de Patos de Minas e também para os gestores. “O gestor municipal tem as informações de todo o processo, o que gera economia de tempo e dinheiro. É possível com o aplicativo verificar os setores com mais demandas, o tempo de resposta e de conserto dos serviços contratados, ou seja, terceirizados e, ainda, medir a eficiência desses serviços. Para o cidadão, há a possibilidade de solicitar mais rapidamente o serviço e ter acesso à ouvidoria do Município”, explicou. O cidadão ainda terá a oportunidade de acompanhar o andamento da solicitação e acompanhar todo processo. “O cidadão não vai precisar se deslocar até a prefeitura para pedir informação ou fazer uma reclamação. A cidade vai conseguir racionalizar e dinamizar todos seus processos”, salientou Casagrande. 

Para o prefeito, o objetivo maior é colocar o cidadão em contato direto com a Prefeitura, além de dar transparência aos processos. “Convênios, contratos assinados, licitações, concursos e tudo que está acontecendo na Prefeitura será colocado nesse aplicativo. O cidadão terá, também, a oportunidade de mostrar os problemas da cidade e, o mais importante, receber uma resposta, saber qual providência está sendo tomada”, comentou. 

Além dessa ferramenta, há a possibilidade de o morador solicitar serviços, através do Portal do Cidadão, no site da prefeitura, que gera número de protocolo e o solicitante pode acompanhar o andamento do processo até a finalização do atendimento.

Meu Bairro Limpo, Minha Cidade Limpa

O prefeito apresentou o Programa Meu Bairro Limpo, Minha Cidade Limpa. O programa consiste em uma multiação de zeladoria e força-tarefa para intensificar as ações, pulverizando o serviço nos bairros, que contará com os serviços simultâneos e integrados de várias Secretarias, para atender às diversas demandas em todas as regiões da cidade. O programa terá uma ação permanente da Administração Municipal no que se refere à limpeza e à manutenção das áreas públicas, bem como outros serviços demandados, com um trabalho planejado que terá início em 17 de julho de 2017. O planejamento e logística que será adotado busca levar aos bairros os serviços de limpeza, poda de árvores, recapeamento ou tapa-buracos, sinalização de trânsito com pinturas de faixas de pedestres e sinalização horizontal de trânsito de veículos), pintura de meio-fio, pintura de postes, roçada, capina, varrição, lavagem das vias e passeios, identificação de ruas e avenidas, iluminação pública com manutenção e troca de lâmpadas, colocação de lixeiras, limpeza de lotes públicos, notificações de proprietários de lotes sujos, serviços em galerias pluviais, limpeza de bueiros e bocas de lobo, recolhimento de entulhos pelo Cata-Treco como sofás, móveis, eletrodomésticos, manutenção e limpeza de praças e jardins, priorização de bairros onde exista a concentração de focos de reprodução do Aedes aegypti, entre outros serviços correlatos.

O prefeito José Eustáquio explicou que a proposta é integrar vários serviços em cada ação. Servidores da Prefeitura Municipal serão designados para fazer o levantamento das demandas em cada bairro e, em seguida, uma força-tarefa será organizada para a execução dos serviços. O primeiro bairro contemplado está sendo o Santa Luzia, que já passou pela operação tapa-buracos e está recebendo o serviço de roçada, capina e varrição. O chefe do executivo explicou que a intenção é atender bairros nos quatro quadrantes da cidade. Como o primeiro bairro atendido foi o Santa Luzia, o segundo bairro será o Morada do Sol. Ainda segundo o prefeito, a cada quatro bairros atendidos, a ação seguirá para um distrito ou comunidade da área rural.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS