Tudo no Pote Bolos
Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM

COVID-19: AUMENTO DE CASOS É TEMA DE REUNIÃO VIRTUAL ENTRE SES-MG E PREFEITOS DA REGIÃO

Chefe do Executivo patense e secretário municipal de Saúde participaram da videoconferência e expuseram preocupação com o cenário que vem se desenhando

WESLLEY RAPHAEL
QUARTA-FEIRA, 03/06/2020
Covid-19: aumento de casos é tema de reunião virtual entre SES-MG e prefeitos da região

O crescimento do número de confirmações de Covid-19 na macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas é cidade polo, é acompanhado com preocupação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nessa terça-feira (2), por videoconferência, o titular da pasta, Carlos Eduardo Amaral, conversou a esse respeito com representantes de municípios que integram a macrorregião. O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, participaram da reunião e também expuseram apreensão com o cenário que vem se desenhando. 

Segundo Amaral, o Governo estadual tem acompanhado os efeitos das flexibilizações por meio do número de notas fiscais emitidas na região, em especial em Patos de Minas. “Segundo o secretário, o município está emitindo notas fiscais acima da média de outras cidades mineiras, o que mostra comércio e serviços bastante ativos em tempo de pandemia. Ele deixou manifestada a preocupação com o aumento dos casos aqui, ressaltando que exercemos liderança na região e recebemos pacientes de fora”, disse Carlos Rezende. 

Ainda conforme o secretário municipal de Saúde, embora buscam-se formas de ampliar a estrutura hospitalar local, essa ampliação é limitada e pode não ser suficiente sequer para suprir a necessidade dos municípios mais próximos a Patos de Minas. “Hoje o Hospital Regional tem dez leitos de UTI e nove leitos clínicos para Covid-19. Temos alguns agravantes que precisam ser considerados, como o fato de recebermos cerca de 25 mil trabalhadores safristas, de contrato temporário, e estarmos entre os eixos Rio de Janeiro-Brasília e São Paulo-região Nordeste”, ponderou.

As considerações do secretário de Saúde de Minas causaram preocupação também na diretora-adjunta da Superintendência Regional de Saúde, Noemi Portilho, que acompanhou a videoconferência. “Vimos que a velocidade de crescimento da curva de contaminação por Covid-19 na macrorregião Noroeste é 1.57, maior do que o 1.27 do estado. As medidas de isolamento surtiram efeito por um bom tempo, e isso foi importante. É preciso seguirmos cautelosos para não entrarmos em colapso.”

Medidas –  Mediante o aumento do número de pacientes com Covid-19 no município, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deliberou a adesão irrestrita ao Programa Minas Consciente, o que resultará em mudanças. A decisão segue também recomendação do Ministério Público Estadual. Por sua vez, a Secretaria de Saúde anunciou ações mais enérgicas, como a instalação de barreiras sanitárias restritivas.

Detalhes dessas decisões serão anunciados em coletiva de imprensa marcada para às 9h desta quarta-feira (3). A entrevista será transmitida ao vivo pelo Instagram (@prefeiturapatosdeminas) e pelo canal do Youtube (Prefeitura Patos de Minas) do Executivo local.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es