Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Patos de Minas sedia fórum sobre igualdade racial

1º Fórum Regional de Políticas Públicas na Promoção da Igualdade Racial foi realizado no último dia 24

por Weslley Raphael
31/03/2017 - 11h14

Grupos de Congado, Hip Hop, Capoeira e dança de rua, juntamente com representantes de vários quilombos da região, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, participaram do 1º Fórum Regional de Políticas Públicas na Promoção da Igualdade Racial, realizado no último dia 24, em Patos de Minas, com a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira.

Realizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Patos de Minas (Compir), o Fórum teve como objetivo promover a implementação do Estatuto de Igualdade Racial no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e estreitar a parceria entre a Fundação Palmares e a UFU para apoio e execução de diversos projetos que beneficiarão a região da universidade.

Além dos debates e discussão dos termos de compromissos para a política de igualdade racial para Patos de Minas e região e da programação cultural, os participantes do Fórum tiveram ainda a oportunidade de visitar o Quilombo de Serra do Salitre e o muro construído pelos escravos em Cruzeiro da Fortaleza.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves Soares, e representantes das cidades de Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre, Patrocínio, Presidente Olegário, Monte Carmelo, Araguari e Uberlândia, além de Patos de Minas.

A UFU, que está com edital aberto para seleção e concessão de bolsa para alunos/as negros/as de todos os cursos de graduação presencial e programas de doutorado de todos os campi para estudar nos Estados Unidos, foi representada no Fórum pela diretora de extensão na Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), professora Vânia Bernardes; pela professora Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, do Núcleo de Estudos e pesquisas sobre a Educação das relações étnico raciais; pelo professor Benjamim Xavier de Paula, do Grupo de Estudos Africanos e da Diáspora; e por professores que atuam no Campus Patos de Minas: Peterson Gandolfi, vinculado à Faculdade de Gestão e Negócios e Danylo de Oliveira Curso, do curso de Engenharia de Alimentos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM UFU.

OUTRAS NOTÍCIAS