Patos em Destaque Whats

UFU recebe verba do MEC para realizar testes de coronavírus em Patos de Minas

Medidas necessárias para o início dos testes já estão sendo tomadas. A intenção é que os resultados sejam entregues entre 24h a 72h

por Weslley Raphael
07/04/2020 - 10h53

O Ministério da Educação (MEC) liberou, nessa segunda-feira (6), R$ 2,8 milhões para que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) possa fazer testes de detecção do novo coronavírus nos campi Patos de Minas e Umuarama, em Uberlândia. Os exames serão realizados por cientistas da instituição de ensino. As propostas foram elaboradas por professores dos institutos de Biotecnologia e Ciências Biomédicas.

Segundo o assessor da Reitoria em Patos de Minas, Matheus de Souza, apesar do anúncio, ainda não há previsão para o início dos exames, mas os processos já estão sendo feitos. “Ainda precisamos de um certificado para podermos trabalhar com os exames aqui em Patos de Minas. Hoje, a demanda é grande e se concentra em alguns centros, gerando uma fila. Na cidade, acreditamos que possa ser feito entre 20 a 40 testes por dia, demorando de 24h a 72h para entregar a resposta aos pacientes”, completou.

Conforme divulgado pela universidade, foi liberada a realização dos exames nos laboratórios de Nanobiotecnologia e de Imunoparasitologia, em Uberlândia, e no de Diagnóstico e Análises Moleculares, em Patos de Minas. A solicitação inicial do suporte foi feita pela Secretaria de Educação Superior, que perguntou quais entidades poderiam colaborar com os exames. Em seguida, a UFU respondeu ao MEC com três propostas de testes, elaboradas pelos professores dos campi.

A ação realizada pela instituição agora é de viabilizar a compra de equipamentos e materiais, como os equipamentos de proteção individual (EPIs), kits para diagnóstico da diença Covid-19, além de outros equipamentos como cabine de segurança biológica, reagentes, entre outros. Já os recursos de investimento serão destinados à aplicação em patrimônio, como obras, instalações e equipamentos permanentes, e os de custeio são utilizados em contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, entre outras despesas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS