TeraByte

Alunos de Odontologia publicam artigos em periódicos internacionais

Na oportunidade foram desenvolvidos dois trabalhos

por Weslley Raphael
13/07/2020 - 10h33

Alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Ana Flávia Basílio; Anna Cecília Santana; Otávio Barbosa; Sarah Pelet; Victor Hugo Pereira; e Vitor Rodrigues, sob orientação dos professores Helvécio Marangon e Rafael Martins, publicaram no primeiro semestre de 2020, dois artigos científicos nos periódicos internacionais “Oral Surgery” e “Annals of Maxillofacial Surgery”, que são reconhecidos mundialmente na área de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial.

Na oportunidade foram desenvolvidos dois trabalhos. O primeiro intitulado “Late spontaneous dissection of the facial artery after facial trauma: unprecedented case report”, abordou um caso inédito na literatura mundial de uma dissecção espontânea tardia da artéria facial, em um paciente que havia sofrido um trauma na face, um mês antes devido a um coice de um gado, o que fraturou a mandíbula. Na ocasião, o paciente foi operado e evoluiu com um excelente pós-operatório. Porém, um mês depois, ele apresentou hemorragia interna na face, de maneira espontânea, devido a dissecção da artéria facial, apresentando risco de morte. O paciente foi operado novamente, em caráter de extrema urgência, e evolui sem complicações.

O segundo nomeado “Surgical Decompression of the Orbit due to Frontal Bone Roof of the Orbit Fractures – A Case Report”, falou sobre um caso de trauma múltiplo de face de extrema complexidade no qual, após um acidente motociclístico, o paciente sofreu diversas fraturas nos ossos da face e do crânio, levando inclusive a compressão e extrusão do globo ocular, com risco de perda desse olho. O paciente foi operado para reconstrução e fixação das fraturas dos osso da face e recolocação do globo ocular na cavidade orbitária, com posterior tratamento oftalmológico, não perdendo a visão e nem os movimentos do olho.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, professora Patricia Cristine de Oliveira, a publicação é de extrema importância. “Alunos e professores do curso de Odontologia do UNIPAM, com excelência e dedicação, estão fazendo ciência de verdade e levando o nome da instituição para o mundo”, destacou Patricia Cristine.

Os artigos desenvolvidos podem ser acessados, por meio dos links abaixo:

“Late spontaneous dissection of the facial artery after facial trauma: unprecedented case report”: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ors.12482.

“Surgical Decompression of the Orbit due to Frontal Bone Roof of the Orbit Fractures – A Case Report”: http://www.amsjournal.com/preprintarticle.asp?id=288712.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS