TeraByte

Governo do Estado irá capacitar trabalhadores

Dentre o público-alvo do curso, estão negros, quilombolas e a comunidade LGBT.

por Weslley Raphael
12/06/2017 - 16h06

O governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), irá oferecer curso gratuito de formação e capacitação profissional para trabalhadores. O objetivo do treinamento é contribuir para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.

O curso irá atender 25 pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, os participantes terão noções sobre economia solidária e funcionamento de cooperativas. Dentre o público-alvo do curso, estão negros, quilombolas e a comunidade LGBT.

Para a instrutora do curso, Lílian de Cássia Oliveira, gerente da Farol Incubadora de Empresas e diretora da Rede Mineira de Inovação, o curso de Economia Popular Solidária oferece oportunidade de trabalho e  qualificação à uma população que às vezes não tem acesso a trabalho, a educação e renda. “Esse curso apresenta um direcionamento e uma possibilidade para que as pessoas possam se conhecer e talvez se associar através dos ensinamentos sobre associativismo e cooperativismo, de modo que os participantes tendo objetivos em comum, concentrem esforços em um mesmo propósito, destaca.

A proposta do curso é que por meio do cooperativismo, todos sejam donos do seu negócio. Diferente do sistema de capitalismo adotado na maioria das empresas hoje. A ideia do projeto é a criação de um modelo com vários donos, onde todos trabalhem de maneiras diversas, oferecendo cada um, seus talentos, seus conhecimentos, suas competências e duas habilidades, e assim todos são remunerados de maneira igualitária. “No momento em que as pessoas se associam e criam uma cooperativa, elas estão empreendendo, gerando seus próprios postos de trabalho e com o crescimento desses negócios, elas podem criar novos empregos”, ela finaliza.

Após se prepararem e qualificarem, a expectativa é que os participantes consigam ingressar no mercado de trabalho. Além disso, a SEDESE está em fase de negociação de uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) para garantir um suporte técnico na área de incubação de empreendimentos de economia popular solidária.

Aula Magna

A aula magna de abertura do programa aconteceu no dia 1º de junho e foi ministrada pela secretária de Estado Adjunta, Karla França. Estavam presentes, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a diretora Regional da SEDESE de Patos de Minas, Carolina Assis Cambraia Diniz Campos Rêgo, o professor da Universidade Federal de Uberlândia, Peterson Elizandro Gandofi, a Vereadora Maria Beatriz Alves Savassi e a gerente da Farol Incubadora, Lílian de Cássia.  

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Jordana Alves – ASCOM IEP.
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS