UNIPAM

Covid-19: aberto cadastro para vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades

Deliberação publicada nessa segunda-feira traz as condições para atendimento desse público, como a exigência do uso de vacinas que não contenham vetor viral

por Weslley Raphael
15/06/2021 - 15h46

Covid-19: aberto cadastro para vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades

A Prefeitura de Patos de Minas abriu o cadastro para vacinação contra Covid-19 de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) sem comorbidades. Esse grupo foi incluído como prioritário em Minas Gerais por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.441, de 14 de junho de 2021. A previsão é que haja doses para essas mulheres a partir da próxima remessa a ser distribuída pelo Governo estadual. Ainda não há informações oficiais sobre a imunização de lactantes.

Conforme a deliberação, grávidas e puérperas devem receber vacinas que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth). Para garantir a administração do imunizante, não há necessidade de nenhum relatório específico, bastando apresentar: 

- gestantes: cartão de pré-natal comprovando a gestação atual;

- puérperas: comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento.

Além desses documentos, no ponto de vacinação serão verificados documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência em Patos de Minas. As mulheres que possuírem cartão de vacina também devem levá-lo. 

Sugere-se que, em caso de dúvida sobre o risco e benefício da vacinação, gestantes e puérperas consultem antes o médico. 

Cadastramento – O cadastro é realizado pelo Aprova Digital (patosdeminas.prefeituras.net), não sendo necessário anexar documentos comprobatórios no ato da inscrição. Deve-se atentar para o preenchimento dos dados de forma correta, inclusive o e-mail, por meio do qual é enviada a mensagem de convocação.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS