Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM

VEREADORES DA COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA E BEM-ESTAR SOCIAL FISCALIZAM MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS DA SAÚDE MUNICIPAL

Em reunião no plenário da Casa Legislativa, representantes da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram aos parlamentares o relatório com todos os gastos no combate à pandemia

WESLLEY RAPHAEL
QUINTA-FEIRA, 04/06/2020

Na tarde desta quarta-feira (03/06), representantes da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram aos vereadores da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) da Câmara Municipal um quadro com a prestação de contas referente aos gastos e às  diligências da pasta na contenção e no tratamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A exibição foi feita pelo secretário municipal, Carlos Rezende, e pelo diretor de orçamento e finanças, Wellington Pereira.

Na ocasião, o secretário e o diretor foram recebidos pelos membros da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES, vereadores Isaías Martins de Oliveira (presidente), Maria Beatriz de Castro A. Savassi – Béia Savassi, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Braz Paulo de Oliveira Júnior. Os parlamentares Vicente de Paula Sousa (presidente da Casa Legislativa) e Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL também participaram do encontro. Durante toda a apresentação, os parlamentares presentes teceram vários comentários e questionamentos sobre a prestação dos serviços de saúde e o combate à Covid-19 em nosso Município.

Na fase de exposição das movimentações financeiras, foi demonstrado, ao todo, o valor na ordem de R$ 4.775.007,09 destinados à compra de insumos hospitalares e de equipamentos profiláticos (máscaras e vestimentas de proteção; álcool em gel; luvas). Tudo isso para a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quanto no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), bem como para a construção do Hospital de Campanha (uso exclusivo dos pacientes acometidos pelo coronavírus), localizado no Centro Clínico Universitário do Unipam, na Avenida Marabá.

Quanto à montagem do hospital, o secretário Carlos Rezende salientou que a estrutura começou a ser efetivamente organizada em abril e, desde então, medidas constantes têm sido tomadas para deixá-la apta ao funcionamento. Segundo o titular da pasta, a construção da base onde será instalado o cilindro de oxigênio já foi finalizada. O secretário ressaltou, ainda, que o hospital no Centro Clínico do Unipam só pode ser ativado quando a ocupação dos leitos já existentes no município atingir 80%. "Embora a unidade já esteja praticamente concluída, o trabalho do Município é para que não seja necessário utilizá-la", reforçou.

Ao final da reunião, os parlamentares reiteraram a importância dos patenses seguirem as recomendações necessárias para a prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras e de álcool em gel, evitar aglomerações, dentre outras medidas. Para endossar o pedido dos vereadores, o secretário Carlos Rezende informou que o pico da pandemia na região está previsto para a segunda quinzena do mês de julho e que é fundamental que a população também faça a parte dela e não espere a doença bater à porta para acreditar que o risco é real.  

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es