Tarantella Pizzaria
Patos em Destaque
WhastApp banner Patos em Destaque

SISTEMA MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS ENTRA EM VIGOR EM OUTUBRO

FIEMG Alto Paranaíba promoveu capacitação de industriais

WESLLEY RAPHAEL
QUARTA-FEIRA, 07/08/2019
Sistema Manifesto de Transporte de Resíduos entra em vigor em outubro

Em outubro deste ano, as indústrias geradoras de resíduos - exceto as indústrias da construção civil - terão que cumprir as determinações do Sistema MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos, conforme previsto na DN COPAM n° 232/2019. Para orientar industriais para o preenchimento dos dados da plataforma, a FIEMG Regional Alto Paranaíba promoveu uma capacitação específica ministrada pelo analista ambiental Helberth Henrique Raman do Vale Teixeira. "Do setor de construção civil, a geração do MTR será exigido a partir de 09/04/2020", informou o analista.

Ele explicou que o MTR é um documento impresso usado pelas empresas para transporte de resíduos. É gerado por via eletrônica e registra a movimentação de resíduos entre geradores e destinadores, carga a carga. Por ele, é possível acompanhar cada carga no caminhão que a transporta; confeccionar Banco de Dados padronizado sobre a geração, transporte e destinação de resíduos no estado; elaborar relatórios gerenciais para o órgão ambiental, prefeituras e demais instituições; induzir mudança de comportamento em relação à destinação adequada dos resíduos no Estado; e, subsidiar a fiscalização com base nas exigências impostas pela DN.

De acordo com Helberth, o Sistema ainda está passando por ajustes e, neste primeiro momento, a intenção é que o industrial conheça a plataforma e esteja apto ao preenchimento para o momento em que começar a ser exigido. "A intenção inicial é orientativa e não punitiva", reforçou.

Durante a capacitação, o analista orientou os participantes para o preenchimento de cada etapa do processo de geração dos documentos previstos na DN. E alertou: "o ideal é que comece a utilizar o Sistema ainda na fase de familiarização, realizando o cadastro e exigindo o cadastro dos fornecedores para que em outubro esteja regularizado para uso". Helberth informou ainda os resíduos e rejeitos sujeitos à MTR, CDF e DMR, previstos na Deliberação Normativa 232/2019.

Usuários do Sistema MTR/MG são: o gerador, o transportador, o armazenador temporário e o destinador, sediados em Minas Gerais ou que estejam sediados em outro Estado da federação e receberem ou destinarem resíduos sólidos ou rejeitos para Minas Gerais, ainda que eventualmente; e realizarem o transporte terrestre de resíduos sólidos ou rejeitos gerados ou destinados a Minas Gerais utilizando via pública do estado.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: Ascom FIEMG Alto Paranaíba.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es