TeraByte

Alunos do UNIPAM participarão de “Desafio da Energia” promovido pela CEMIG

Ao final do desafio, as equipes serão avaliadas por um júri que premiará a proposta mais criativa e inovadora

por Weslley Raphael
26/11/2020 - 10h37

A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), promoverão de 07 a 10 de dezembro, das 19h às 20h30, em formato on-line, o “Desafio da Energia”. O evento contará com a participação de alunos do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

O “Desafio da Energia” tem por intuito promover a cultura da eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras. A competição busca o desenvolvimento das habilidades pessoais, dos participantes, na resolução de situações reais, relacionadas ao uso racional da energia elétrica.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CEMIG, por meio do Programa de Voluntariado “Você”, que reúne colaboradores da companhia que atuam para promover a solidariedade e o bem-estar das comunidades - e a JAMG, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens no mundo, que estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio de programas de empreendedorismo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais também é parceira do “Desafio da Energia”. Por meio dessa parceria, a atividade será oferecida para alunos de aproximadamente 30 universidades em todo o Estado.

Formulado em observância aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o “Desafio da Energia” leva aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking: imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções.

Os alunos trabalham em equipes e cada uma recebe um problema como desafio. Essas equipes precisam desenvolver soluções criativas e inovadoras para a resolução dos problemas propostos. Ao longo da atividade, os estudantes contarão com o apoio de membros do JAMG na condução do evento e apresentação das ferramentas, além de voluntários da CEMIG auxiliando como mentores durante todas as etapas do processo. Ao final do desafio, as equipes serão avaliadas por um júri que premiará a proposta mais criativa e inovadora.

Segundo o engenheiro de eficiência energética da CEMIG, Thiago Batista, o “Desafio da Energia” faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social. “Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e, agora, a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções”, explicou Thiago Batista.

Para o Gerente de Operações da JAMG, Jonatan Mendes, o Desafio da Energia é uma oportunidade de integrar estudantes, empresas e comunidades. “Participar do ‘Desafio da Energia’ é ter a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para um problema real: o acesso à energia elétrica. Nele o participante é amparado por diversas ferramentas que facilitam o processo de diagnóstico, criação e desenvolvimento, por meio do Design Thinking”, destacou Jonatan Mendes.

De acordo com o Gestor de Empreendedorismo e Inovação do UNIPAM, professor Fernando Dias, a busca por inovação é um desafio permanente das empresas e pessoas que desejam alcançar um bom lugar no mercado. “Eventos como este, tornam-se uma excelente oportunidade para que os alunos trabalhem sua capacidade criativa, aprendam novos conceitos, desenvolvam soluções inovadoras para problemas reais do setor energético do país e já tenham os primeiros contatos com o mercado de trabalho”, afirmou Fernando Dias.

As inscrições já estão abertas. Poderão participar alunos de todos os cursos da instituição. Inscreva-se, até o dia 1º de dezembro, em http://bit.ly/desafiodaenergia_patosdeminas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS