TeraByte

Prefeitura de Patos de Minas adere a projeto para troca de 100% da iluminação pública

A elaboração do projeto será assessorada pela Caixa Econômica Federal (CEF)

por Weslley Raphael
16/01/2020 - 13h04

No último dia 8 (quarta-feira), a Prefeitura de Patos de Minas participou de reunião para discutir o projeto de iluminação pública do município a ser desenvolvido com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP). No gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, estavam presentes servidores municipais e representantes da Caixa Econômica Federal e do Governo federal.

Patos de Minas foi selecionada no chamamento público feito pelo FEP e assinou com a CEF, em 24/09/2019, contrato de assessoramento para a realização dos estudos técnicos de engenharia, ambientais e modelagens econômico-financeira e jurídica, necessários à modernização da iluminação pública no município. A medida beneficiará mais de 140 mil moradores.

A política de fomento do referido fundo federal é coordenada pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República e conta com apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (órgão setorial responsável pela temática urbana), da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Nacional dos Prefeitos.

A Caixa Econômica é a gestora do FEP e dará amplo apoio técnico aos servidores de Patos de Minas, desde a análise dos estudos e estruturação do projeto até a preparação para a licitação que viabilizará a modernização do parque de iluminação pública do município. Esse projeto será realizado por meio de parceria público-privada (PPP).

A estruturação dessa PPP prevê a modernização de mais de 22 mil pontos de iluminação pública na cidade, com possibilidade de redução de pelo menos 50% no consumo de energia e redução da emissão de gases de efeito estufa. A parceria proporcionará, ainda, aumento da segurança pública, com expectativa de reduzir índices de criminalidade nas regiões beneficiadas.

Essa iniciativa da administração pública tem como objetivo principal o uso eficiente dos recursos arrecadados com a contribuição de custeio da iluminação pública, visando à economia, otimização e eficiência luminotécnica. Dessa forma, busca-se proporcionar um serviço de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do município e melhorando a qualidade de vida da população.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS