Patos em Destaque Whats

Reunião do Colmeia informou sobre etapas de melhorias das microbacias em Bom Sucesso e Pindaíbas

Dia Mundial da Limpeza também fez parte da pauta ambiental

por Weslley Raphael
22/08/2019 - 16h13
Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente, se reuniram na manhã da quarta-feira, 21 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, para a deliberação ambiental de pontos constados em pauta. A proteção de nascentes nos distritos e comunidades rurais foi o eixo central da reunião do Colmeia do mês de agosto. 
 
Nos próximos meses, após processo licitatório, serão realizados serviços de adequação de estradas, construção de bolsões e terraceamento (técnica agrícola e de conservação do solo empregada em terrenos muito inclinados) na região da microbacia do Córrego Bauzinho, na comunidade de Pindaíbas. As ações são coordenadas pelo Programa Pronascentes em parceria com o Pró-Mananciais. 
 
Na localidade de Bom Sucesso de Patos, após os encontros de sensibilização com a comunidade, realizados no primeiro semestre, a partir de setembro serão efetuados serviços de cercamento de nascentes (num total de 74 microbacias) e o plantio de mais de 8 mil mudas de espécies nativas do cerrado, para a cobertura vegetal das áreas identificadas nas etapas do projeto. 
 
A reunião do Colmeia também focou sobre as atividades a serem desenvolvidas durante o período em que se comemoram o Dia da Árvore (21 de setembro) e a Semana Florestal 2019, de 23 a 27 de setembro. O projeto Dia Mundial da Limpeza, este ano, vai culminar com as comemorações do Dia da Árvore e da Semana Florestal, e, contará também com várias ações de conscientização e mobilização socioambientais em Patos de Minas, com a coleta de lixo e limpeza em locais que definidos nas próximas reuniões até a data do evento. 
 
O presidente do Colmeia, César Caixeta, relatou aos presentes sobre a visita de técnicos da Prefeitura Municipal à sede do Demae - Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, com o objetivo de conhecer de perto as instalações, funcionamento e logística dos aterros sanitários de resíduos domésticos e resíduos sólidos da cidade do Triângulo Mineiro, bem como o processo de concessão e licitação, como parâmetro a ser seguido para a construção de novo aterro sanitário e, concomitantemente, a implantação da coleta seletiva em Patos de Minas.
 
Ao final da reunião, o conselheiro do Cima, Civuca Costa, informou aos presentes que nos próximos encontros ambientais do Colmeia, irá apresentar detalhadamente o projeto de sua autoria para a criação em Patos de Minas da Festa da Água ou Feira da Água, como embrião e fato inédito com destaque em nível nacional, com uma agenda positiva envolvendo atividades diversificadas sobre os nossos recursos hídricos, com realização anual, durante o mês de março, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, em 22 de março. 
 
Para isso, o projeto deverá ser discutido, construído e materializado para se tornar Lei Ambiental Municipal no Município no futuro, a exemplo da Semma - Semana Municipal do Meio Ambiente, criados pela Lei nº 6693/2013 e o  Programa Socioambiental de Proteção, Preservação, Recuperação e Conservação de recursos hídricos, nas nascentes pertencentes às microbacias dos rios Paranaíba e São Francisco (Pronascentes), Lei Complementar  nº 501/2015, respectivamente.  

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 

 

Fonte: : Ascom COLMEIA Patos.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS