Patos em Destaque
WhastApp banner Patos em Destaque
Libertadores da América
Campeonato Brasileiro
Patos em Destaque no Facebook

CAFÉ COM BORDADO UNE ARTE E DIÁLOGO EM PINDAÍBAS

Projeto idealizado pela Copasa, estimula, por meio de dinâmicas artísticas e culturais a reflexão sobre a violência no distrito, de Patos de Minas

WESLLEY RAPHAEL
SEXTA-FEIRA, 10/05/2019
Café com Bordado une arte e diálogo em Pindaíbas

A quinta edição do Café com Bordado, realizada no dia 27 de abril, no distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, contou com a realização de jogos cênicos, que estimularam, junto à pratica do bordado, o resgate de memórias e uma reflexão coletiva sobre as dificuldades do convívio em comunidade. A iniciativa dá sequência ao trabalho de mobilização social promovido pelo Pró-Mananciais, programa realizado pela Copasa e parceiros locais, visando a proteção e revitalização do Córrego Bauzinho. 

Os participantes da atividade puderam conhecer e praticar o Teatro do Oprimido, método teatral popular elaborado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal que reúne exercícios, jogos e técnicas cênicas, que promove a democratização dos meios de produção teatral. Os jogos cênicos envolveram cerca de 50 participantes no resgate de experiências, reflexão e superação de todas as formas de violência vivenciadas em comunidades rurais e urbanas, como preconceito, violência doméstica, homicídios, roubos e furtos.

As atividades foram conduzidas por Dimir Viana, músico, ator, pedagogo, educador artístico e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. "Com os exercícios teatrais fomos conversando e trazendo a palavra das pessoas acerca da violência, o que nos convoca a buscar uma transformação. É muito bom participar de um projeto como esse e ver a presença de crianças, adultos e idosos", comentou.

Viviane Carine Santos, supervisora de vendas, participou do Café com Bordado pela primeira vez e aprovou a iniciativa. "Gostei muito porque é um espaço para partilharmos, conversarmos e socializarmos. Também achei bacana a ideia do teatro, porque é uma forma da pessoa poder se libertar de alguma dificuldade e exteriorizar algum trauma que o desequilíbra", opinou.

Durante as atividades teatrais, as memórias e reflexões levantadas também foram transportadas, pelos participantes, para o bordado, intervenção artística realizada em uma grande toalha branca disposta sobre uma mesa regada a quitandas locais. Almerinda Gomes Pereira, aposentada e moradora do distrito, bordou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. "Estou bordando a protetora da nossa comunidade e do Brasil, porque, para mim, a fé é uma forma de superar a violência", explicou.

No evento, Maria Conceição de Menezes, socióloga, mestre em geografia e mobilizadora social, foi homenageada pela comunidade e recebeu, como presente, um estandarte florido e bordado, a titulando como madrinha do projeto. "Eu fiquei muito emocionada. Dei a ideia sobre a obtenção do recurso junto ao Fundo Nacional da Solidariedade para o projeto e hoje o Café com Bordado é um sucesso. Esse trabalho mobiliza e unifica as pessoas. A riqueza da iniciativa é associar parceiros e fazer acontecer, juntando o sério ao lúdico", destacou.

Café com Bordado

O Café com Bordado é aberto para todos os moradores do distrito e pretende fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. Com o investimento de aproximadamente R$10 mil – recurso do Fundo Nacional de Solidariedade – a iniciativa é orientada pela Campanha da Fraternidade 2018, com o tema "Fraternidade e superação da violência" e o lema "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8). 

Realizado mensalmente até julho de 2019, o projeto é uma iniciativa de responsabilidade social da Copasa; Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Vigilância Sanitária; Diocese de Patos de Minas; e Associação Renasce Pindaíbas (Arpindas), entre outros parceiros.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Horoscopo do Dia
Copa do Brasil
Desenvolvido pela itsit.es