UNIPAM

Prefeituras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro se unem para fomentar o desenvolvimento econômico regional

Parceira entre prefeituras e Sebrae-MG visa à criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento

por Weslley Raphael
20/07/2017 - 10h03

Em busca de um desenvolvimento econômico regional, 12 prefeituras da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro participaram de uma reunião, na última semana, com o diretor-presidente do Sebrae-Minas, Olavo Machado Júnior, na sede do Sebrae-MG em Belo Horizonte. O objetivo foi de buscar, junto ao órgão, apoio em ações para fomentar o desenvolvimento econômico regional, através da implantação de uma Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), proposta apresentada pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau e apoiada pelos demais municípios. Representando Patos de Minas e o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o assessor especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco, e o diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Fernando Porto, participaram da reunião e voltaram da capital mineiro bastante motivados com a proposta.

Uma ADR é uma plataforma técnico-institucional de caráter, eminentemente, operativo que executa a identificação de projetos de desenvolvimento setorial ou global, seleciona oportunidades e fomenta ações que aperfeiçoam soluções inovadoras. Além da solicitação da implantação da agência, os representantes dos municípios solicitaram o auxílio do Sebrae-MG na elaboração de um plano diretor da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro para que se tenham catalogados os pontos fortes e fracos de cada cidade, quais os meios de transportes presentes nessas cidades, o que cada uma tem a oferecer, quais são as suas estruturas, para que se possa nortear ações que busquem o desenvolvimento econômico regional aproximado. 

Outra razão para a criação da agência de desenvolvimento é tentar barrar a concorrência de uma cidade com a outra, quando alguma empresa quiser se instalar na região. Segundo o assessor especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco, o que a agência fará também é indicar para este empresário qual é a cidade que melhor atende às necessidades da empresa para sua instalação. “A implantação dessa agência regional vai beneficiar a região porque, assim, ela poderá catalogar tudo o que as cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paraíba têm de potencial para que nós possamos despertar o interesse de novas empresas para se instalarem na nossa região”, destacou o assessor. 

De acordo com André Franco, Patos de Minas ficará como uma das cidades-sede, por tanto seu papel será fundamental na instalação da Agência. “As duas regiões serão divididas em seis blocos e Patos de Minas ficará como cidade-sede regional aqui no Alto Paranaíba”, esclareceu.

As Agências de Desenvolvimento Regional foram criadas para planejar e executar projetos levando em conta as necessidades e potenciais de desenvolvimento específicos de cada região. Cada ADR tem sua característica própria, mas todas procuram juntar os atores da sociedade local empenhados no fortalecimento regional.

Uma ADR deve:

• Ser aceita e entendida pelas estruturas políticas e institucionais
• Traduzir todos os seus objetivos em projetos e atividades concretas
• Coordenar esforços com outras organizações regionais já existentes
• Mobilizar os recursos financeiros, públicos e/ou privados, necessários a sua estrutura básica e necessários à implementação de novos projetos;
• Ter autonomia e independência institucional necessárias à tomada de suas próprias decisões no contexto regional.

Benefícios

• Criam ambiente favorável para que atores locais e regionais se insiram no processo de globalização;
• Maior articulação e sinergia entre a sociedade civil organizada;
• Maior agilidade e eficiência na execução de projetos e ações;
• Aumento da participação e controle social;
• Aumento da interatividade, fortalecendo o capital social;
• Estímulo à busca de ações conjuntas das forças vivas da comunidade para o desenvolvimento local e regional;
• Desenvolvimento regional sustentável;
• Integração produtiva regional.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS