UNIPAM Vestibular Agendado

Em acordo com faculdades, prefeitura segue com data indefinida para retorno presencial do ensino superior

Assunto foi discutido em reunião entre representantes do setor e o prefeito depois de o Governo estadual autorizar retomada a partir da próxima semana

por Weslley Raphael
25/09/2020 - 18h10

O retorno das aulas presenciais no ensino superior ainda não tem data prevista em Patos de Minas. A orientação continua valendo mesmo depois de o Governo estadual ter autorizado a retomada dessas atividades, a partir da próxima semana, para municípios classificados na onda amarela do Minas Consciente. A decisão do Executivo local foi tomada em conjunto com representantes de faculdades particulares, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em reunião convocada pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e realizada nesta sexta-feira (25). 

Foi acertado que, antes de definir qualquer data, será aguardada a publicação do protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A partir do conhecimento desse documento, previsto para ser divulgado no próximo dia 29, será estudada a formatação de um protocolo considerando a realidade local e levando em conta as peculiaridades de unidades particulares e públicas. UFU, IFTM e Finom já anunciaram que permanecem no sistema remoto até, pelo menos, 31 de dezembro.

Na reunião, o prefeito deixou clara sua preocupação com o atual cenário da pandemia na cidade, que vem somando aumento diário no número de casos de Covid-19 em comparação a períodos anteriores. O receio dele é que, com o reinício das aulas presenciais de graduação, fique mais difícil controlar esse avanço, sobretudo porque as instituições situadas no município recebem alunos de diferentes localidades da região. Esse pensamento foi comungado pelos representantes das unidades de ensino, que deixaram clara a necessidade de pensar nesse retorno com cautela. 

“Não estamos seguros para essa volta. Nossa decisão já era aguardar os protocolos estaduais para estudá-los e planejar com mais cuidado a retomada”, disse o coordenador acadêmico da Faculdade Patos de Minas (FPM), Fredston Coimbra. “É prudente não voltar na próxima semana mesmo que estejamos na onda amarela. Ainda não conhecemos os protocolos do estado, precisamos tê-los em mãos primeiro e, então, entender o que vai acontecer”, opinou o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unipam, Henrique Carivaldo de Miranda Neto.  

Representantes da educação superior e a Prefeitura de Patos de Minas, por meio do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, ficarão em contato e programando conjuntamente o retorno presencial das aulas no ensino superior. 

Acompanharam a reunião desta sexta-feira o procurador-geral do município, Jadir Souto Ferreira, o secretário de Saúde, Carlos Rezende, e o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS