UNIPAM

Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar da Câmara Municipal visita Hospital São Lucas

A Comissão convidou uma comitiva de representantes da área a fim de juntos averiguarem o andamento do processo de habilitação de leitos de UTI e clínicos do hospital

por Weslley Raphael
24/06/2020 - 14h14

Preocupada com o crescente número de casos da Covid-19 no Município e região, a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas convidou novamente uma comitiva de representantes da área, desta vez para visitar o Hospital São Lucas, na tarde de hoje, terça-feira (23/06), com o objetivo de verificar o andamento do processo de habilitação de 20 leitos de UTI, bem como de 32 leitos clínicos do Hospital, todos pelos SUS e exclusivos para atendimento de pacientes com Covid.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social esteve representada por seu presidente, vereador Isaías Martins, e pelos membros, vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota. Também participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Carlos Antônio Silva Rezende; a superintendente regional de Saúde, Noemi Portilho;  a coordenadora de regulação da Superintendência Regional de Saúde, Maria José; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes; o diretor do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues; o atual administrador do Hospital São Lucas, Sérgio Piau; os médicos dra. Ana Lúcia e dr. Vander Alvarenga; e outros funcionários da unidade hospitalar.

A comitiva visitou as instalações do hospital, inclusive os leitos pretendidos pelo Município. O diretor do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, também mostrou às autoridades presentes o novo aparelho de tomografia computadorizado adquirido pelo hospital, o tomógrafo, que realizará exames com mais rapidez, precisão e segurança. Segundo o diretor, "só falta a visita técnica do fiscal, que será realizada até o final da semana, para atestar que o equipamento já está apto para funcionar", afirmou Rafael.

Na oportunidade, as representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informaram que o órgão solicitou ao Ministério da Saúde, na última semana, a habilitação de 10 leitos de UTI e 32 leitos clínicos no Hospital São Lucas. Além disso, acrescentaram que a Secretaria Estadual de Saúde também solicitou, na data de hoje (23/06), a inclusão de mais 10 leitos de UTI do mesmo hospital, totalizando 20 leitos de UTI e 32 leitos clínicos exclusivamente para atendimento a pacientes com Covid. A SES aguarda autorização do Ministério da Saúde para que sejam tomadas as próximas providências. 

Durante a reunião, os participantes também discutiram sobre a verba de R$ 3 milhões destinada à Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), mantenedora do Hospital São Lucas. O recurso é oriundo de Lei Federal, direcionado somente às Santas Casas e entidades filantrópicas para uso exclusivamente no tratamento da Covid.  Entretanto, conforme informou a diretoria do Hospital São Lucas, o montante ainda não pode ser utilizado devido ao problema judicial envolvendo o Hospital e a Funam.  Sobre o assunto, o vereador Isaías Martins assim se manifestou: "Tanto o Legislativo quanto o Executivo Municipais estão fazendo tudo o que é legal e que está ao nosso alcance, mas, nesse momento, a questão do uso dessa verba está nas mãos da Justiça".

Importa salientar que a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal vem realizando constantes diligências, reuniões e visitas às unidades de saúde na tentativa de resolver os impasses da área, especialmente relacionados à pandemia. "O momento é de unir forças entre todos os envolvidos e fazer tudo o que for juridicamente correto em prol da população", reforçou o vereador Isaías Martins durante a reunião. A comitiva se reunirá novamente após a decisão judicial que envolve o Hospital São Lucas e a Funam.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS