TeraByte

Jazida de fosfato em Patos de Minas é adquirida pelo grupo Mosaic

A empresa conta no país com 8 mil funcionários próprios e atende mais de 5.500 clientes

por Weslley Raphael
15/01/2018 - 14h47

A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, concluiu o processo de aquisição da Vale Fertilizantes, anunciado em dezembro de 2016. A empresa amplia sua posição como a maior produtora mundial de fosfatados e potássio combinados, com cerca de 50% de seus funcionários estrategicamente baseados no Brasil. Com isso, diversos complexos de mineração e produção da empresa no Brasil, localizados nas cidades de Tapira (MG), Patrocínio (MG), Taquari-Vassouras (SE), Guará (SP), Uberaba (MG), Araxá (MG), Patos de Minas (MG), Catalão (GO) e Cajati (SP) também foram adquiridos. Por meio dessa transação, a Mosaic também adquiriu uma participação de 40% da Vale Fertilizantes, somadas aos 35% que a Mosaic já possuía, na mina de fosfato Miski Mayo, no Peru, bem como o projeto de potássio em Kronau, em Saskatchewan, no Canadá.

Com a aquisição, o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, espera que os novos donos da Vale Fertilizantes possam colocar em funcionamento a jazida do Município, localizada na Rocinha, gerando mais emprego e renda. “Vemos com uma expectativa positiva essa aquisição, uma vez que se houver interesse do grupo, o nosso complexo de mineração poderá ser reativado o que vai gerar mais emprego para os patenses e vai movimentar a nossa economia. Esperamos que essa reativação seja feita e evidaremos esforços para isso”, ressaltou o prefeito.

De acordo com a nota enviada pelo Vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes, Floris Bielders e pelo Diretor Comercial – B2B, Carlos Mercante, todas essas movimentações refletem um passo firme rumo à estratégia de crescimento da Mosaic e reforçam o compromisso da empresa com o agronegócio brasileiro. A Mosaic passará a atender seus clientes com base em seu profundo conhecimento em fertilizantes e nutrição animal, com produtos e serviços de alta qualidade.

“Para assegurar um melhor acesso ao mercado, atuaremos com três divisões principais: B2B: vendas de matéria-prima para clientes da indústria de fertilizantes; nutrição animal: atendimento a clientes da indústria de rações e sais minerais; e distribuição: atendimento especializado a cooperativas, revendas, agroindústiras e usuários finais”, explica a nota.

A razão social das unidades da Vale Fertilizantes passa a ser Mosaic Fertilizantes P&K S.A, mas ainda há um período de transição para mudança de documentos como CNPJ e Inscrição Estadual. “Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic acredita que seus clientes são fundamentais para atingir este objetivo. Uma de suas prioridades é gerar valor por meio de uma atuação baseada em transparência, responsabilidade e confiança. Agradecemos a sua parceria e continuamos comprometidos com o crescimento do agronegócio do Brasil”, informaram o vice-presidente e o diretor comercial.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

A Mosaic é uma empresa jovem, com raízes na história e na experiência. Reconhecida como inovadora em seu segmento, ela é o resultado da combinação de forças do negócio de nutrição de safras da Cargill, Inc. com a IMC Global, Inc. - empresas líderes mundiais por décadas em seus setores.Hoje é uma das maiores em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados.

No site da Mosaic, Patos de Minas já consta como uma das unidades pertencentes à empresa. Com sede nacional em São Paulo (SP), a multinacional possui unidades em 10 estados brasileiros, além do Paraguai. São 12 unidades de produção próprias e sete contratadas, além de seis minas de fosfato e uma de potássio. A empresa conta no país com 8 mil funcionários próprios e atende mais de 5.500 clientes.

Em Paranaguá (PR), a Mosaic é também controladora da Fospar, empresa produtora de fertilizantes fosfatados que possui um terminal portuário especializado no recebimento de fertilizantes a granel.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS