Tarantella Pizzaria
Patos em Destaque
Patos em Destaque Whats

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: NOVO LOTE DE VACINAS SERÁ ENTREGUE AINDA ESTA SEMANA

Pessoas não imunizadas nesta segunda-feira devem aguardar a chegada de novo lote de vacinas e comunicado da Secretaria Municipal de Saúde a respeito da retomada das vacinações

WESLLEY RAPHAEL
SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2020

Nesta segunda-feira (23), foi dado início à primeira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Patos de Minas, 18 unidades básicas de saúde (UBS) receberam doses e começaram o trabalho de imunização do público prioritário desta fase: idosos e profissionais de saúde. Devido à grande procura ocorrida já na manhã de hoje, o primeiro lote de vacinas enviado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) esgotou-se.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Maria da Fonseca, a situação era passível de acontecer, pois a SES/MG não encaminha todas as doses de uma única vez aos municípios. Ela ressaltou ainda que "não há motivo para preocupação, pois a campanha vacinal ocorre gradativamente. Todos os anos o envio de vacinas é feito desta forma: as doses são enviadas de modo gradual e a população é vacinada à medida que o estoque vai sendo reposto".

A reposição, segundo Denise, acontece ainda esta semana, e, assim que as UBS estiverem reabastecidas com novo lote, a população será informada. A secretária alertou ainda que, neste período de necessária reclusão, as pessoas não devem procurar as unidades de saúde até que nova remessa de vacinas seja entregue e que o público prioritário seja novamente comunicado.

A vacinação contra a influenza segue até o dia 22 de maio e está dividida em três fases:

- a partir de 23 de março: atendimento do público prioritário formado por idosos (pessoas com mais de 60 anos) e profissionais de saúde;

- a partir de 16 de abril: para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- a partir de 9 de maio: atendendo prioritariamente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Antecipação da campanha - Neste ano, o Ministério da Saúde, objetivando proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe, antecipou a campanha que, normalmente, era iniciada em abril. Embora não tenha eficácia em casos de Covid-19, a imunização contra influenza auxiliará os profissionais de saúde no diagnóstico para coronavírus. Além disso, a vacinação ajudará a reduzir a procura por serviços de saúde.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: ASCOM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es