FPM

Educação Empreendedora: Secretaria de Educação promove diversos cursos para formação dos educadores

As capacitações vêm acontecendo desde o primeiro semestre deste ano

por Weslley Raphael
22/08/2019 - 16h01

A Secretaria de Educação de Patos de Minas (Semed), por meio do Comitê Municipal de Educação Empreendedora (CoMEE), em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vem realizando, neste ano de 2019, diversas capacitações dentro do contexto da educação empreendedora.

Até o momento, já foram promovidos cinco cursos, cujo público-alvo é constituído por professores, supervisores educacionais e diretores. O principal objetivo dos cursos ofertados aos educadores é proporcionar formação teórica sólida no que tange à temática do empreendedorismo para que eles sejam disseminadores da cultura empreendedora nas instituições de ensino e desenvolvam competências empreendedoras nos jovens.

O empreendedorismo foi instituído como tema transversal do currículo da educação fundamental da rede municipal de ensino de Patos de Minas pela Lei 7390, de 21 de outubro de 2016. As capacitações fazem parte de um processo de preparação dos profissionais envolvidos na formação de crianças e jovens para que a cultura empreendedora seja implantada de maneira eficaz nas escolas.

Durante este ano, os cursos já ofertados foram: Plano de Ação - voltado para diretores e supervisores escolares; Educação Cooperativa (Dia D - Dia de Cooperar) - destinado aos supervisores escolares e aos professores de 5º a 9º ano; Despertar - desenvolvido com professores da rede estadual; Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) - voltado para professores e supervisores; e Curso de Estratégias Educacionais Vivenciais (CEEV) - cujo público-alvo foi formado por professores das redes municipal e estadual. Em setembro deste ano, acontecerá, ainda, o curso Inovation Camp, capacitação voltada para professores do município e do Unipam. Aproximadamente noventa educadores participaram dos cursos já realizados. 

Para a supervisora da Escola Municipal Cônego Getúlio, Isabel Cristina do Nascimento Brito, que participou de alguns dos cursos oferecidos e coordena o projeto de empreendedorismo na escola, essas capacitações são importantes para os profissionais, pois permitem que eles criem estratégias de ensino capazes de fazer os alunos agirem de forma empreendedora. A supervisora destaca, ainda, que "os alunos, os quais têm contato com o empreendedorismo na escola, aprendem, desde cedo, o conceito de mobilização. Os jovens desenvolvem a autonomia e a liderança ao terem que distribuir funções entre os colegas, compartilhando com eles um objetivo em comum".

Além das capacitações promovidas, o Programa de Educação Empreendedora prevê a culminância das atividades desenvolvidas nas escolas com a Feira do Jovem Empreendedor, que este ano acontecerá no dia 26 de outubro, na Praça do Coreto.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS