TeraByte

Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Patos de Minas e órgãos ambientais será assinado nesta quinta-feira

O termo busca a ampliação da produção de mudas para atender aos projetos de recuperação de matas ciliares, nascentes e áreas degradadas

por Weslley Raphael
19/07/2017 - 16h23

Em solenidade programada para amanhã (20), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) fará a assinatura oficial do Termo de Cooperação Técnica entre o comitê, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Agência Peixe Vivo (APV) e a Prefeitura Patos de Minas às 14h, na sede da Amapar.

A assinatura do termo busca a ampliação na produção de mudas para atender aos projetos de recuperação de matas ciliares, nascentes, áreas degradadas, de recarga hídrica e programas de educação ambiental para as comunidades rurais, visando à conservação do solo e a consequente produção de água. O local de produção das mudas será nas unidades do IEF de Patos de Minas e Presidente Olegário. 

De acordo com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRHSF), a bacia desse rio possui três biomas bem diferentes, sendo o cerrado (57%), caatinga (40%) e mata atlântica (3%) da flora da bacia hidrográfica.

Segundo o diagnóstico do PRHSF 2016-2025, verificou-se uma tendência no avanço do desmatamento da bacia do rio São Francisco em todas as regiões quando comparado ao período anterior (2004-2013), principalmente, com a expansão da fronteira agrícola na região de cerrados para a produção de alimentos, quando a vegetação nativa acabou dando lugar a grandes lavouras.

O plano de recursos trata ainda de um conjunto de ações com investimentos considerados prioritários no âmbito da gestão da bacia hidrográfica, por meio do Plano de metas, ações prioritárias e investimentos para a bacia hidrográfica do rio São Francisco e do Plano de Investimentos e mecanismos de acompanhamento. 

Para marcar a assinatura do Termo de Cooperação, foi preparada uma programação bastante especial:

Programação

8h – Visita Técnica na Cemil
10h – Visita Técnica no Viveiro (Rodovia MGT – 354, KM 177 – Fazenda Canavial – Patos de Minas – MG)
14h – Solenidade Oficial de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica na AMAPAR

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão composto pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. 

A sede da AMAPAR está situada na Avenida Aristídes Memória, 179, Bairro Jardim Paulistano.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS