TeraByte

Campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite já começou

A primeira etapa da campanha vai até o dia 25 de outubro e atenderá crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

por Weslley Raphael
09/10/2019 - 08h52

A campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite iniciou-se nessa segunda-feira (07) e será dividida em duas etapas. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todos as unidades de saúde do país, com foco especial em dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos.

A primeira etapa de vacinação irá até o dia 25 de outubro, com foco nas crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos. Já a segunda etapa será voltada para jovens com idade de 20 a 29 anos, sendo realizada entre os dias 18 e 30 de novembro.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, de natureza viral e transmitida pela fala, tosses e espirros, mas que pode ser prevenida pela vacina. A doença afeta ambos os sexos e pode causar febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, também é de natureza viral e transmitida pelo contato fecal-oral - por contaminação da água e de alimentos por fezes - e pela forma oral-oral - através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar - e afeta o sistema nervoso, podendo provocar a paralisia irreversível dos membros superiores e inferiores.

De acordo com a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elizaine Bicalho, no dia 19 de outubro (sábado) será realizada, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana e rural, a primeira etapa do Dia D de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite, com o intuito de atender aquelas pessoas que não conseguiram se vacinar. A segunda etapa do Dia D de Vacinação será realizada dia 30 de novembro.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 
Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS