UNIPAM

Alunos do Colégio Universitário são classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física

As provas serão de caráter dissertativo e ocorrerão no dia 28 de novembro

por Weslley Raphael
20/11/2020 - 09h44

Ana Júlia Ramos Pinheiro (1º ano), Ana Luísa Rodrigues Ferreira (2º ano), Kalil Ribeiro Nunes (2º ano) e Sabrina Estácio Gomes (3º ano), alunos do Ensino Médio do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), sob orientação da professora Sandra Lúcia Nogueira, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). O resultado foi divulgado no dia 30 de outubro.

A Olimpíada é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem como objetivo despertar o interesse pela física, nos estudantes, estimulando-os a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Devido ao isolamento social, imposto pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a edição de 2020 da OBF ocorre de maneira on-line.

A primeira fase ocorreu no dia 17 de outubro, sendo composta por questões de múltipla escolha, dividida em três níveis: Nível Fundamental (estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental); Nível Médio (estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio); e Nível Médio (estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico). A segunda fase será realizada no dia 28 de novembro, das 14h às 18h, sendo constituída por questões dissertativas. “Ao término da prova teremos que enviar nossas resoluções e nossas respostas finais, de maneira manuscrita, para a equipe organizadora”, explicou Kalil Ribeiro, aluno do 2º ano do Ensino Médio.

A orientadora do projeto, professora Sandra Lúcia Nogueira, explica a importância dessas competições. “Mais do que uma disputa, ou mais do que uma medalha, as olimpíadas científicas proporcionam conhecimento, descobertas e novas ideias, essenciais para a evolução do aluno. Nós sempre os incentivamos a participar, para que eles percebam o tanto que aprenderam e o quanto evoluíram de um ano para o outro”, explicou Sandra Lúcia.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Ana Luísa Rodrigues, ressalta as oportunidades que os participantes podem conquistar. “Além do conhecimento que a gente adquire, os primeiros colocados ganham cursos, para aprofundar no assunto da olimpíada. Além do mais, os ganhadores podem conseguir até uma vaga em uma universidade”, ressaltou Ana Luísa Rodrigues.

O aluno Kalil Ribeiro, está confiante para a segunda etapa. “Tenho boas expectativas, imagino ter um alto rendimento na prova, pois gosto muito de olimpíadas como essa. Para mim é muito importante participar dessas competições, pois elas são ideais para definir seu nível de conhecimento sobre um assunto e o quanto mais você poderia saber sobre ele”, destacou Kalil Ribeiro.

Para o Diretor do Colégio Universitário, professor Fernando Dias, as olimpíadas, de forma geral, são estratégias eficazes. “Elas incentivam o estudo e a formação continuada, levando estudantes a descobrirem mais sobre as ciências e as tecnologias”, afirmou Fernando Dias.

A Coordenadora Pedagógica do Colégio Universitário, professora Aparecida Silvério Rosa, explica os diferenciais do aluno UNIPAM. “Além de termos uma infraestrutura diferenciada e um corpo docente qualificado, estimulamos o ensino dos nossos alunos, por meio de olimpíadas. É também um incentivo para eles comprovarem os conhecimentos que foram adquiridos em sala de aula”, explicou Aparecida Silvério.

Para mais informações acesse http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2020/index.php.

Matrículas abertas para o Colégio Universitário

As matrículas, para o ano de 2021, do Colégio Universitário já estão abertas. E o melhor, sem reajuste de mensalidade.

O Colégio Universitário trabalha em três frentes: preparar o aluno para aprovação nos vestibulares; oferecer base sólida para a aprovação no ENEM; e, sobretudo, proporcionar vivências que preparem os jovens para a vida universitária.

Um dos diferenciais é a infraestrutura: laboratórios, salas de aula invertida, biblioteca e complexo esportivo. Além disso, o material didático adotado pelo Colégio, Sistema de Ensino Ari de Sá (SAS), é um dos melhores do país.

Não perca a oportunidade de fazer o Ensino Médio, nos mesmos padrões de qualidade da educação superior. Matricule-se já!

Para mais informações entre em contato pelos telefones 0800 940 40 06/ (34)3823 0300, ou acesse https://ensinomedio.unipam.edu.br/.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS