UNIPAM

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

População deve ficar atenta e desconfiar de pessoas desconhecidas oferecendo serviços de saúde ou quaisquer outros

por Weslley Raphael
02/04/2020 - 09h05

A Secretaria Municipal de Saúde está alertando moradores da cidade e da área rural quanto às condutas adotadas pela pasta durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em andamento desde março. A medida é uma forma de evitar que golpistas aproveitem o momento e façam novas vítimas no município, como um idoso do distrito de Major Porto que precisou ser encaminhado ao hospital depois de receber uma falsa vacina e ter sido roubado.

Diante dessa ocorrência, a secretaria emitiu as seguintes orientações:

-embora esteja ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde não está vacinando em domicílio, nem na cidade nem na zona rural. Serão vacinados na própria residência somente os acamados, mas a data desse serviço ainda será divulgada.

-no caso da vacinação domiciliar, é importante explicar que os agentes de saúde estarão sempre em dupla, uniformizados e com crachá de identificação. Além disso são, geralmente, profissionais conhecidos da comunidade, pois atuam muito próximos da população;

-a Secretaria de Saúde alerta que o ocorrido em Major Porto foi um golpe, possivelmente aproveitando também o momento de receio da população quanto à pandemia de coronavírus. Vale lembrar que não há vacina ou injeção alguma até o momento que proteja contra esse vírus. A população deve ficar atenta e desconfiar da presença de pessoas não identificadas oferecendo serviços de saúde ou quaisquer outros.

A ocorrência - A aplicação do golpe em Major Porto ocorreu na terça-feira (31). O fato envolveu um idoso que recebeu em casa um casal, vestido de roupas brancas, dizendo que era do Programa Saúde da Família (PSF) e iria vaciná-lo. O homem e a mulher chegaram a aplicar um medicamento na vítima, deixando-a sonolenta, e aproveitaram para roubar uma quantia em dinheiro.

A equipe de saúde do distrito foi acionada somente na manhã de ontem, prestando o socorro necessário ao idoso e encaminhando-o para a UPA. Um boletim de ocorrência também foi registrado pelos profissionais. Segundo a secretaria, a vítima segue internada, apresenta quadro clínico estável e está recebendo toda a assistência necessária da equipe médica da unidade.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS