FPM

Setembro Amarelo: Saúde promove ações para trabalhar prevenção ao suicídio

Os interessados em participar das ações devem consultar o cronograma na sua USF de referência

por Weslley Raphael
17/09/2021 - 16h53

Setembro Amarelo: Saúde promove ações para trabalhar prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, tem sido lembrado de diferentes formas nas USFs de Patos de Minas. Palestras com médicos e psicólogos, grupos de conversa para abordar o tema e ações para acolhimento dos pacientes estão na programação de muitas unidades.

Já na USF Sebastião Amorim, o cronograma traz o ensino de técnicas de automaquiagem, consultoria de imagem e informações sobre a internet e a realidade por trás dela. Tudo isso com o objetivo de ajudar os participantes a redescobrirem-se, resgatando a autoestima e incentivando o amor próprio. 

As unidades estão bonitas de se ver, enfeitadas para chamar atenção à necessidade de conversar sobre suicídio e entender os sinais de alerta para ajudar quem precisa. Os interessados em participar das ações devem consultar o cronograma na sua USF de referência. 

Sinais de alerta: comportamento retraído; doença psiquiátrica; sentimento de culpa e inferioridade; história familiar de suicídio; mudança de personalidade, irritabilidade; perda de familiar recente; desemprego, dificuldades financeiras; alcoolismo.

!!! Diante de uma pessoa com sinais de alerta, aproxime-se, converse, escute, não julgue, ofereça ajuda e apoio. Não hesite em buscar ajuda profissional. 

O que não fazer: ignorar a situação; falar que tudo ficará bem; ficar chocado e em pânico; jurar segredo e deixar a pessoa sozinha.

Rede de apoio: CAPS TM (3822-9682), USFs e Centro de Valorização da Vida (Ligue 188).

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS