FPM

Covid-19: Noroeste regride no Minas Consciente, e novo decreto estabelece onda verde por 8 dias

Buscando reverter essa reclassificação, o município enviou ao governador Romeu Zema ofício solicitando que a decisão seja revista

por Weslley Raphael
01/08/2020 - 09h05

Esta semana o Comitê Extraordinário Covid-19 regrediu a macrorregião Noroeste da onda branca para a onda verde no Plano Minas Consciente. Em razão disso, a Prefeitura de Patos de Minas publicou o Decreto 4.879 nessa sexta-feira (31) adequando o município à essa nova orientação do Governo estadual. Assim, de hoje (1º) até 8 de agosto, está permitida a abertura para atendimento presencial apenas das atividades listadas na onda verde. Buscando reverter essa reclassificação, o município enviou ao governador Romeu Zema ofício solicitando que a decisão seja revista.

Os horários de funcionamento continuam sendo os previstos em decretos municipais vigentes. Deve-se observar que a norma publicada ontem retorna o período de funcionamento de supermercados, hipermercados, armazéns, mercearias e atividades similares para 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriado. O texto também dispensa que postos de combustível encerrem o serviço às 20h durante a semana e às 18h aos sábados e domingos, podendo funcionar de acordo com a conveniência de cada estabelecimento.  

Também pelo novo decreto, supermercados e congêneres passam ficam obrigados a controlar o acesso de clientes ao recinto, permitindo a entrada de somente uma pessoa por grupo (familiar ou não familiar). “Temos visto famílias inteiras fazendo compras, o que, neste momento, precisa ser evitado. A ida a supermercados deve ser apenas para o essencial, não a passeio. Precisamos que a população colabore nesse sentido”, pede o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes.  

Novas medidas – O Decreto 4.879 estabelece nova medida de controle por parte de hipermercados, supermercados, bancos, caixas econômicas e cooperativas de crédito, os quais devem medir a temperatura dos clientes e funcionários antes de eles adentrarem no local. A aferição deve ocorrer por meio de termômetro digita,l e, caso a pessoa apresente temperatura igual ou superior a 37,8ºC, fica impedida de entrar, devendo se dirigir imediatamente à uma unidade de saúde. 

Essa medida fica determinada para estabelecimentos acima citados que tenham área igual ou maior a 500 metros quadrados. Eles têm até dez dias, a contar desta sexta-feira, para implementar o procedimento.  

Estágios – Outra mudança é a autorização para retorno de estágios curriculares em instituições de ensino técnico e superior da área da saúde. Os detalhes que norteiam essa liberação estão detalhados nos artigos 6º e 7º do Decreto 4.879. 

Nova versão – Segundo informado pelo Governo de Minas Gerais esta semana, a nova versão do Plano Minas Consciente entra em vigor no dia 6 de agosto. Umas das mudanças é a regionalização, ou seja, a análise dos dados será feita no âmbito microrregional, agrupando um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Com isso, há expectativa que Patos de Minas seja recolocada em onda mais flexível no programa.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

 

 

Fonte: : Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS