UNIPAM

I Fórum de Iniciação Científica foi sucesso em Patos de Minas

No dia 10/11 ocorreu a apresentação dos mais de 90 painéis inscritos e aprovados para o evento. O processo correu segundo edital lançado que contou com regras específicas.

por Weslley Raphael
19/11/2018 - 16h44

Em busca de uma unificação institucional e para o aprimoramento em conjunto da pesquisa na FPM, entre os dias 09 e 10 de novembro de 2018 ocorreu o 1º Fórum de Iniciação Científica da Faculdade Patos de Minas (FIC-FPM).

O evento teve como principal objetivo promover a discussão de projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos entre docentes e discentes, e expor esses projetos para toda a comunidade científica, da região, proporcionando também críticas e sugestões para melhor desenvolvimento dos projetos. O FIC-FPM buscou novas interpretações e propostas multidisciplinares direcionadas à busca de um novo patamar em pesquisa da instituição e contou com a participação e apoio de quase todos os cursos.

Após o período de motivação e inscrições, no dia 09, aconteceu duas palestras: “Importância da Iniciação Cientifica” proferida pelo prof. Dr. Guilherme Freitas, professor adjunto da UFU, onde foi apresentada sua experiência e a importância da pesquisa para as instituições de ensino. Posteriormente ocorreu a palestra “O Sistema CEP/CONEP” com a Mestra Edinalda Araújo, consultora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, onde ela apresentou a importância do Comitê de Ética nas pesquisas, bem como o alinhamento dentre CEP, CONEP e Instituição.

No dia 10/11 ocorreu a apresentação dos mais de 90 painéis inscritos e aprovados para o evento. O processo correu segundo edital lançado que contou com regras específicas. Os trabalhos aprovados foram apresentados pelos seus autores e orientadores onde, em oportunidade única, os alunos tiveram a chance de demonstrar em painéis seus resultados e projetos promovendo uma integração de conhecimento e partilha despretensiosa, colaborativa dos participantes. Os trabalhos foram avaliados pelos professores convidados que deram seu aval ao evento e acreditaram nessa proposta. Os projetos melhor avaliados foram sagrados com o a Menção de Honra, sendo eles:

1º AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE LUVAS DE PROCEDIMENTO UTILIZADOS NA CLÍNICA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE PATOS DE MINAS (Jaqueline Marcolino Campos, Msc. Lia Dietrich, Prof.  Me. Fernando Fachinelli Rodrigues, Hellyssa Cataryna Saldanha)

2º INCIDÊNCIA DE NEOPLASIA DE MAMA NA CIDADE DE PATOS DE MINAS NO PERÍODO DE 2013 A 2017: ATRAVÉS DE DADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Regina Guimarães Ferreira, Msc. Eva Mendes Monteiro, Msc. Elizaine Aparecida Guimarães Bicalho, Esp. Adriele Laurinda Silva)

3º DIA MUNDIAL DA LIMPEZA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ATUAÇÃO DA FACULDADE PATOS DE MINAS (Esp. José Onício Rosa da Silva, Lourdes Maria Caixeta, Eliane Moreira Santos, Maria do Carmo Severo, Gizele Aparecida Rodrigues Almeida, Marco Aurélio Barcelos)

4º RELAÇÃO ENTRE SENSIBILIDADE À FENILTIOCARBAMIDA E OBESIDADE (Fernanda Gomes Caixeta, Fernanda Marques da Silva, Liliane Aparecida Borges Correia, Msc. Paulo Vinícius Rocha Pereira, Dr. Fernando Leonardo Diniz, Dr. Hugo Christiano Soares Melo)

5º  DESCRIÇÃO ANÁTOMO-RADIOGRÁFICA DO METACARPO DE Tapirus terrestris - Linnaeus, 1758 (ANTA BRASILEIRA) (Igor Sousa Oliveira, Fabiano Borges Pereira, Dr. Saulo Gonçalves Pereira Mariana Francisca De Oliveira Martins, José Onício Rosa da Silva)

6º PEDAGOGIA HOSPITALAR: ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE APRENDIZAGEM (Luciene Reis  Silva; Msc. Elizaine Aparecida Guimarães Bicalho)

PARABÉNS AOS SELECIONADOS!

Segundo os participantes a oportunidade foi única. Os alunos participantes perceberam a importância do evento, no entanto clamaram pelo fato de que toda a comunidade acadêmica deveria participado, não apenas uma parcela. O evento contou ainda com a exposição do renomado artista plástico e colaborador da FPM. José Vilmar que expos seus trabalhos e montagens!

Como ação concreta social os participantes doaram caixas de leite que foram doadas para a “Casa das Meninas” e para o “Dispensário São Vicente de Paulo no asilo Padre Alaor”.

A comissão organizadora agradece a todos os envolvidos, bem como aos professores avaliadores que aceitaram o convite, aos alunos inscritos, aos funcionários, aos palestrantes e a direção acadêmica e geral pela oportunidade em buscar uma melhoria da qualidade da pesquisa em nossa IES em prol de resultados conjunto e cooperativo.

“A pesquisa liberta e traz luz onde há a escuridão da ignorância.” (Pirtyus, Ac.)

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM FPM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS