Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Lideranças e empresários da região conhecem o Vale da Eletrônica

Grupo com mais de 40 representantes visitou Santa Rita do Sapucaí

por Weslley Raphael
12/11/2019 - 15h48

Numa ação do SEBRAE, empresários, representantes de prefeituras e de instituições educacionais e de fomento foram até Santa Rita do Sapucaí conhecer as ações de inovação em eletrônica desenvolvidas naquele. "A finalidade foi fortalecer o ecossistema de inovação nos municípios das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro", comentou a assistente do SEBRAE, Daniele da Silva Moreira. A missão contou com lideranças de Arinos, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo e Unaí, dentre eles o presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro de Queiroz Bicalho.

Durante a missão foram feitas às seguintes instituições:

  • ETE (Escola Técnica de Eletrônica): Foi destacada toda a história de transformação de Santa Rita do Sapucaí, em polo de eletrônica, conhecendo toda a cultura em inovação e em cooperação implantada pela empreendedora Sinhá Moreira.
  • Sindvel (Sind. das Ind. Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica): Foram apresentados dados atualizados sobre a influência do Vale da Eletrônica no estado e país, e as conexões com o exterior. Está localizado em um terreno onde são instaladas as empresas de base eletrônica, que saem das incubadoras.
  • Prointec (Programa Municipal de Inovação): Apresentaram o programa de incubação Municipal, voltado para o desenvolvimento de projetos de base tecnológica, o apoio a empresas de economia criativa e o incentivo à pesquisa científica e tecnológica.
  • FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação): Conheceram os processos de incubação e coworking da instituição.
  • INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações):Conheceram, também, os programas de educação empreendedora, processos de ideação, pré-incubação, pré-aceleração e incubação.

 

Daniele ressaltou que chamou muito a atenção a cultura de cooperação disseminada na comunidade e a integração que existe entre as instituições. "Uma complementa a outra e, quando há uma demanda de serviço que a empresa não possui, logo surgem profissionais e instituições parceiras para contribuírem, fortalecendo o arranjo produtivo local", comentou.

A missão, para Lisandro Bicalho, mostrou que é possível haver a união de toda a comunidade pelo desenvolvimento do município, em que todos são beneficiados. "A iniciativa pioneira de Sinhá Moreira mudou a História da Educação no Brasil. Em 1958, não existia Escola Técnica, e ela, com a ideia de criar o ensino de nível técnico, liderou todo o processo de criação de escola técnica com curso em eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí. E o que foi construído a partir desta iniciativa é impressionante e nos deixa muito motivados, principalmente, pelas ações em inovação e tecnologia que tivemos a oportunidade de conhecer", acrescentou. Ele defende que é preciso buscar na inovação e nas novas tecnologias a competitividade dos negócios.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS