TeraByte

UNIPAM adere ao novo FIES e oferece simulador para interessados

Os alunos do UNIPAM não se encaixam nessa modalidade

por Weslley Raphael
15/01/2018 - 13h38

Além de todos os benefícios financeiros oferecidos pelo Centro Universitário de Patos de Minas, (UNIPAM), os estudantes podem contar ainda com as facilidades proporcionadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que em 2018 está de cara nova.

O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Uma das mudanças do novo FIES é a divisão do programa em três modalidades, o que possibilita uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Além disso, serão ofertados juros zero àqueles estudantes que mais precisam. Nos anos anteriores, a taxa de juros ficava em 6,5% ao ano.

A modalidade I é direcionada aos estudantes que possuem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Os candidatos que se encaixarem nessa modalidade terão vagas com juros zero e começarão a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

A modalidade II é destinada aos estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os alunos do UNIPAM não se encaixam nessa modalidade.

Já a modalidade III pode contar com a participação de candidatos de todas as regiões do Brasil, que tiverem uma renda per capita mensal familiar de no máximo cinco salários mínimos.

Este ano serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 100 mil delas a juros zero. O estudante que participar do programa de crédito começará a pagar as prestações a partir do primeiro mês após a conclusão do curso de graduação, desde que possua renda. A estimativa do MEC é de que o saldo seja quitado em um prazo de até 14 anos.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve possuir renda per capita mensal familiar de no máximo cinco salários mínimos, nota de no mínimo 450 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nota superior à zero na redação do Exame. As inscrições serão abertas a partir de fevereiro de 2018 e mais informações podem ser acessadas no site do programa: http://fies.mec.gov.br

E fiquem atentos! Com o objetivo de proporcionar ainda mais facilidades para todos os interessados em participar do programa de financiamento, o UNIPAM desenvolveu um simulador que possibilita verificar em qual posição o candidato ficaria nos últimos três anos. O programa de simulação também está disponível para aqueles que pleiteiam uma bolsa no Prouni e no Bolsa Social. Acesse o simulador em: https://goo.gl/HtGkTb

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS