TeraByte

Responsável por clínica de estética é presa com medicamentos proibidos

O componente era utilizado para a redução de gordura localizada, mas teve a venda e utilização proibidas pela Anvisa

por Weslley Raphael
17/06/2021 - 18h05

Responsável por clínica de estética é presa com medicamentos proibidos

Nesta quinta-feira (17/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou buscas em uma clínica de estética, no bairro Rosário, em Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, ocasião em que foi apreendido medicamento de uso proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na ocasião, a responsável pelo estabelecimento, uma mulher de 35 anos, foi presa em flagrante.

As investigações iniciaram após denúncias de que a clínica estaria utilizando substâncias proibidas nas pacientes. No local, os policiais localizaram cinco frascos da substância Lipostabil (fosfatidilcolina), medicamento injetável, frequentemente utilizado com fins estéticos. O componente era utilizado para a redução de gordura localizada, mas teve a venda e utilização proibidas pela Anvisa.

O delegado Érico Resende, que conduz as investigações, ressalta que a Anvisa alerta aos consumidores, profissionais médicos, proprietários de clínicas de estética e farmácias de manipulação que o medicamento Lipostabil não está registrado na agência reguladora e, por isso, não existe autorização para fabricação, importação, distribuição, venda e uso desse produto no país. Ainda segundo estudos, o medicamento traz alguns riscos à saúde como náuseas, queimação, anorexia, diarreia, depressão, ganho de peso, arritmias, hipotensão e fraqueza.

A suspeita e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia. O fato será, posteriormente, noticiado à Vigilância Sanitária para conhecimento e adoção das medidas pertinentes. A pena para esse crime varia de um a três anos de prisão.

De acordo com o delegado, as investigações prosseguem para detalhamentos dos fatos, bem como para levantar eventuais clientes que tenham sofrido qualquer dano ou efeito reverso durante tratamentos estéticos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Fonte: : Polícia Civil de Minas Gerais

OUTRAS NOTÍCIAS