UNIPAM

Criação de agenda positiva é tema de reunião com representante da Codevasf

O encontro aconteceu na manhã dessa quarta-feira entre o secretário de Governo e o chefe da unidade de Três Marias da Codevasf

por Weslley Raphael
21/05/2020 - 16h59

Com o intuito de estreitar a relação de trabalho com o município, o analista em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Julimar Souza, esteve em Patos de Minas nessa quarta-feira (20). A pauta de discussão, tratada com o secretário de Governo, Edno Oliveira Brito, foi a criação de uma agenda positiva com ações conjuntas entre o Executivo municipal e a empresa pública federal voltadas especialmente para o desenvolvimento das comunidades urbana e rural da região.

A Codevasf tem como missão desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução de desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou de parcerias, a empresa realiza ações relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento da agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas e oferta de água para garantia de segurança hídrica.

O entrelaçamento institucional entre a empresa e a prefeitura poderá ampliar e melhorar, portanto, as atividades já realizadas no município as quais têm como foco o desenvolvimento regional baseado na utilização sustentável dos recursos naturais. "A visita a Patos de Minas é o primeiro passo para que os projetos desenvolvidos pela Codevasf sejam apresentados e que se estabeleça uma parceria no sentido de oferecer aporte ao município para implementação desses projetos", destacou Julimar.

A Codevasf atua em 12 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins) e no Distrito Federal, abrangendo bacias hidrográficas de importantes rios, como São Francisco, Parnaíba, Tocantins e Paraíba. Em Patos de Minas, a região compreendida pelos distritos de Pindaíbas, Areado, Major Porto e Bom Sucesso e pela comunidade de Leal pertence à bacia do Rio São Francisco.

Desenvolvimento sustentável - Além da mobilização de investimentos públicos para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos, a Codevasf também investe na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas e recuperação de áreas ecologicamente degradadas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS