Patos em Destaque
WhastApp banner Patos em Destaque

BEER TALK: ALTERNATIVAS PARA TRANSFORMAR A PRODUÇÃO DE CERVEJA EM NEGÓCIO

Bate-papo foi promovido pelo SEBRAE e FIEMG Regional Alto Paranaíba

WESLLEY RAPHAEL
SEGUNDA-FEIRA, 08/07/2019
Beer Talk: alternativas para transformar a produção de cerveja em negócio

A produção de cervejas artesanais e especiais, a cada ano, conquista mais adeptos e com o objetivo de transformar esta paixão em negócio, o SEBRAE e a FIEMG Regional Alto Paranaíba promoveram o Beer Talk, um bate-papo sobre cerveja. O evento contou com o apoio do Sindbebidas (Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais), da Casa Grande Cervejas Especiais, da Namtrah Cerveja artesanal e do Clube de Cervejeiros de Patos de Minas.

O bate-papo foi conduzido pelo analista do SEBRAE, Diogo Reis. Ele apresentou três modelos de produtivos: fabricação própria; produção cigana (terceirização) e Brew Pub (um bar com uma pequena fábrica, no próprio estabelecimento). De cada modelo produtivo, ele apresentou as vantagens e desvantagens para análise dos cervejeiros e participantes do evento, considerando os investimentos, custos com a padronização e a escala de produção necessária para se obter resultado financeiro.

Diogo apresentou ainda outras alternativas para a inserção das cervejas no mercado, como o serviço de entrega e produção de chope (Delivery de chope); participação em eventos (Beer Truck); parceria com um bar como entreposto (Tap Room); parcerias com supermercados, barbearias e lojas de conveniência (Growler Station – Loja dentro da Loja); Brew Pub e Brew Hotel.

Enfatizou que o empresário precisa criar marca que tenha conceito e identidade. Com base nisso, buscar o melhor posicionamento para se distinguir e ser reconhecido pelo consumidor, identificando os melhores canais para vendas e distribuição. Na oportunidade, Diogo Reis fez a simulação de modelos de negócios, para que os participantes pudessem fazer uma análise dos melhores investimentos a serem feitos e da perspectiva de resultado financeiro, em cada decisão. 

O coordenador da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do SEBRAE, Marcos Geraldo Alves da Silva, destacou o propósito de contribuir para a estruturação de um plano de fomento para o setor, com a profissionalização do processo produtivo e o estabelecimento de ações de curto, médio e longo prazos.

A coordenadora executiva do Sindbebidas, Tatiana Santos, falou sobre a atuação da entidade em benefícios das indústrias associadas. Comentou que são prestadas consultorias nas áreas trabalhista, tributária, ambiental e comercial, por meio da FIEMG, além do acompanhamento econômico das atividades do setor. "Nosso trabalho visa a maior organização do setor produtivo, sua maior representatividade e, sobretudo a maior rentabilidade das empresas", disse. Ela apresentou também, o novo projeto Cervejas de Minas: marca coletiva das cervejarias mineiras que objetiva valorizar e priorizar a cultura, a tradição, a gastronomia e o jeito mineiro de fazer cerveja. E ainda, as ações pelo FIEMG Competitiva.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.

Desenvolvido pela itsit.es