Patos em Destaque Whats

FIEMG Competitiva presta consultorias as construtoras do Sinduscon

Consultorias fazem parte do Projeto PBQP-H + LEAN, com ações exclusivas

por Weslley Raphael
23/10/2020 - 16h50

As empresas associadas ao Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Patos de Minas), que aderiram ao programa FIEMG Competitiva, no conteúdo para o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), receberam, esta semana, mais uma etapa das consultorias exclusivas. Em cada visita, houve um novo direcionamento do programa com a customização das ações.  

 O analista técnico do IEL / FIEMG Competitiva, Pedro Casasanta observou que, cada construtora tem uma necessidade específica e, portanto, será feita a adequação dos módulos, conforme cada demanda. Segundo ele, este projeto é diferenciado, pois, além de implantar o Sistema de Gestão da Qualidade, será implantada a melhoria de processos. Com isto, será feita a antecipação das ações do Programa Lean Construction, com a finalidade de otimizar processos nos canteiros de obras. "É um conteúdo que trará um resultado muito significativo e imediato para as construtoras. Temos no grupo empresas que implantaram o Lean em 2018, e agora, elas terão oportunidade de aperfeiçoar a metodologia", destacou. Serão, ainda, repassadas orientações relacionadas às exigências do SiAC/2018, que é o regimento que ordena a qualidade na construção civil. 

 Casasanta salientou, também, que, ainda este ano, as construtoras receberão outras duas visitas do instrutor para acompanhar a execução do cronograma de atividades e mensurar os resultados alcançados, para a continuidade das ações. "Com a pandemia, houve a interrupção temporária das consultorias presenciais, o que impactou diretamente, no acompanhamento das ações e, com essa retomada, será possível monitorar com mais frequência o desenvolvimento do programa em cada indústria", salientou.  

O instrutor de formação profissional do SENAI Paulo de Tarso de Belo Horizonte, Rodrigo Gonçalves Morais, dará continuidade do programa pelo FIEMG Competitiva e, nesta primeira visita, prestou consultoria em todas as construtoras que integram o programa. "As empresas estão bem aderidas aos requisitos do SiAC e, paralelamente, vamos conduzir o trabalho de Lean Construction. Como cada empresa tem um porte faremos a adequação das consultorias ao contexto de cada uma delas", enfatizou.  

O retorno do instrutor a Patos de Minas será no início de novembro para o monitoramento das atividades a serem executadas. O trabalho vai se estender para o ano que vem, em virtude da pandemia.  

O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis, destacou a importância dos associados aderirem a programas como o FIEMG Competitiva porque possibilita o aperfeiçoamento profissional com um valor subsidiado. "O FIEMG Competitiva tem uma gama de conteúdos em gestão, mercado e finanças e, também, temas exclusivos para o setor da construção civil", acrescentou. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (334) 3823-3991. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS