TeraByte

Gestor Ambiental recomenda que Apare se transforme em Cooperativa para a implantação da Coleta Seletiva em Patos

As vantagens de uma Cooperativa são muitas.

por Weslley Raphael
12/12/2018 - 15h44

O gestor ambiental e secretário do Cima - Conselho Integrado de Meio Ambiente, Civuca Costa, em documento protocolizado em diversos órgãos competentes de Patos de Minas, contendo 80 sugestões ao Novo Plano Diretor do Município, recomenda a transformação da Apare - Associação Patense de Reciclagem em um Cooperativa de Catadores Municipais de Material Reciclado. O relatório apresentado traz o seguinte texto:

# – COORPATOS. Transformar a Associação Patense de Reciclagem – APARE em uma COOPERATIVA DE RECICLAGEM E TRABALHO DE PATOS DE MINAS LTDA (Cooperativa de Catadores Municipais de Material Reciclado), ampliando suas atribuições e funções, além da valorização de seu patrimônio humano e material. Desenvolver campanhas educativas continuadas para a conscientização da população a contribuir com a reciclagem urbana e estimular a adesão de outros catadores à Cooperativa. Cumprir a Lei da Bolsa Reciclagem que remunera o trabalho dos catadores nas cidades mineiras. Lei Estadual nº 19.823/2011.

Atualmente, a Associação Patense de Reciclagem funciona em um galpão alugado pelo Município, na rua Ouro Preto, 465 - bairro Santo Antônio, com infraestrutura mínima e número insignificante de colaboradores/funcionários. A transformação da Apare em uma Cooperativa, segundo Civuca Costa, traz muitos benefícios para a entidade e seus objetivos, incluindo a ampliação do número de seus associados/cooperados bem como o aumento das demandas e lucros da empresa. A estrutura da cooperativa induz à capacitação organizacional dos cooperados e aumenta a perspectiva de crescimento de produção e na porcentagem do lucro dividido entre os próprios colaboradores.

As vantagens de uma Cooperativa são muitas. As cooperativa de reciclagem geram emprego, renda e benefícios ao meio ambiente. A contribuição com um modelo sustentável de reciclagem, padrão de logística administrativa de economia circular e, principalmente, a garantia a famílias de baixa-renda em oportunidade de trabalho são apenas três de vários benefícios que as cooperativas de catadores exercem no local onde funcionam. "Uma cooperativa com resultados positivos é fundamental para a implantação eficiente da coleta seletiva no Município", destaca Civuca Costa, propositor da recomendação ao Plano Diretor de Patos de Minas. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684

 

Fonte: : Ascom Cima Patos.

OUTRAS NOTÍCIAS