Patos em Destaque Whats

UNIPAM e parceiros farão a entrega de mil máscaras de proteção contra o novo Coronavírus nesta segunda-feira

As máscaras foram produzidas no laboratório multidisciplinar de prototipagem do UNIPAM, o FabLab

por Weslley Raphael
06/04/2020 - 08h50

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em parceria com o Instituto Maio de Ortodontia e as lojas maçônicas “Alfredo Armada”, “Amor e Justiça”, “Esforço e Trabalho”, “Fênix do Alto Paranaíba”, “Renovação e Sabedoria” e a Associação das Lojas Maçônicas de Patos de Minas realizarão nesta segunda-feira (06), a entrega de mil máscaras de proteção contra o novo Coronavírus (COVID-19). Essas serão entregues a Secretaria de Saúde de Patos de Minas e ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). A entrega será feita no primeiro piso do Bloco I, às 17h, seguindo todos os procedimentos e recomendações do Ministério da Saúde (MS).

As máscaras foram produzidas no laboratório multidisciplinar de prototipagem do UNIPAM, o FabLab. Elas foram feitas em plástico translúcido (transparente) denominado PETG, de acordo com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo suas dimensões 240mm x 240mm e espessura de 0,5mm. A sua aprovação foi feita pela equipe do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

De acordo com o coordenador do FabLab, professor Darlan Rodrigues, o processo de fabricação das máscaras foi dividido em três etapas: corte a laser, limpeza de peças, e montagem. “Em apenas três dias todas as peças foram cortadas e nos outros dois dias foram realizados os demais processos”, afirmou Darlan Rodrigues.

O professor explica ainda que, além das máscaras, serão entregues manuais de utilização e de higienização. “Elas deverão ser higienizadas com os produtos químicos definidos pela equipe médica. Mas, sabemos que em alguns casos pode se fazer tal operação com álcool 70% ou mesmo água e sabão”, explicou o professor.

Segundo o professor Darlan Rodrigues, se alguma empresa ou clínica quiser adquirir a máscara basta entrar em contato com o FabLab. “O representante da empresa poderá levar o material para realizarmos a fabricação ou ainda solicitar ajuda na compra em lote. Não se sabe qual a demanda desses equipamentos de proteção, logo ressaltamos que a produção é limitada, então cada caso será analisado separadamente”, destacou o professor.

As empresas que desejarem contribuir financeiramente ou comprar materiais para fabricação de novas máscaras deverão entrar em contato com o UNIPAM, enviando e-mail para [email protected].

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS