FPM

Acest promove ação educativa em Santana de Patos

Lideranças do distrito participaram do encontro que tratou também da restauração da Matriz de Sant’Ana

por Weslley Raphael
23/09/2020 - 17h40

Na última terça-feira (22), a Associação Educacional e Cultural Santa Terezinha (Acest), do distrito de Santana de Patos, promoveu ação educativa com lideranças da comunidade, incluindo representantes da Escola Estadual Juca Mandu, da Igreja Matriz de Sant’Ana e do Conselho de Desenvolvimento Comunitário. O encontro integra a programação oficial da 14ª Primavera de Museus em Patos de Minas - organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - e foi realizado com apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep). Nesta semana, instituições museológicas de todo o Brasil realizam atividades diversas em torno do tema: "Mundo Digital - Museus em Transformação”.

Durante a ação educativa, o historiador e diretor da Dimep, Geenes Alves, proferiu a palestra “Uma viagem ao passado... de Santana e da Igreja”, abordando a origem da comunidade e suas transformações ao longo da história. Em sua fala, ele deu especial atenção ao importante patrimônio cultural representado pela Matriz de Sant’Ana e ao processo de restauração do bem. Segundo Geenes, “a centenária igreja de Santana de Patos, edificada em meados do século XIX e tombada como patrimônio cultural do município, é um patrimônio a céu aberto, que guarda valioso acervo de objetos e memórias importantes para a história de toda a região”.

Em sua apresentação, o diretor da Dimep procurou sensibilizar as lideranças presentes, ressaltando que seus antepassados construíram aquela suntuosa igreja em um período de muitas limitações e dificuldades e que, portanto, cabe à população local honrá-los, mantendo e preservando esse patrimônio. O momento também oportunizou aos santanenses trocas de informações e experiências importantes sobre a memória histórica do lugar, fortalecendo o sentimento de identidade cultural e reforçando o papel de cada um como sujeito histórico no processo de transformação da sua realidade.

Restauração da Igreja de Sant’Ana - A presidente da Acest, Aline Cardoso de Faria, destacou o papel da atual gestão da entidade na condução do processo de restauração do bem e também a importância do apoio da Mitra Diocesana e da Prefeitura de Patos de Minas. Ela anunciou que os projetos necessários à restauração completa da igreja foram contratados por R$ 90,4 mil e serão entregues até outubro pela empresa que conduz o trabalho.

Leandro Siqueira, pároco responsável pela Matriz de Sant'Ana, ressaltou que é necessário união da comunidade em prol da causa. Segundo ele, “é importante que os paroquianos apoiem as iniciativas da Acest e as campanhas realizadas pela comissão da igreja para acelerar as obras e finalizar o serviço o mais breve possível”.

De posse dos projetos, Acest, Mitra Diocesana, prefeitura e Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) vão se reunir para acertar o início da execução da obra, cujo objetivo é priorizar a intervenção estrutural de modo a reabrir a igreja para uso da comunidade.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS