TeraByte

Professora do UNIPAM tem artigo publicado na revista “Acta Amazonica”

O artigo teve como coautor, seu orientador de doutorado, Jansen Zuanon, um dos maiores especialistas em peixes de água doce do mundo

por Weslley Raphael
16/08/2019 - 09h45

Elisa Queiroz Garcia, professora dos cursos de Agronomia, de Ciências Biológicas e de Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), publicou recentemente um artigo na revista internacional “Acta Amazonica”. O artigo intitulado “Sexual dimorphism in the knifefish Gymnorhamphichthys rondoni (Rhamphichthyidae: Gymnotiformes)” faz parte da tese de doutorado da professora Elisa Queiroz. O artigo teve como coautor, seu orientador de doutorado, Jansen Zuanon, um dos maiores especialistas em peixes de água doce do mundo.

No estudo, os autores mostraram que os machos e fêmeas desta espécie de peixe-elétrico possuem diferença morfológica em suas papilas genitais, que são estruturas que os peixes possuem para liberar seus gametas. Nesta espécie, as fêmeas possuem papilas maiores que os machos.

A revista Acta Amazonica é uma revista científica multidisciplinar, mundialmente reconhecida, de livre acesso, fundada em 1971 pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A revista publica artigos em inglês em uma gama de disciplinas, incluindo agronomia, botânica, ciências florestais, ciências sociais, climatologia, ecologia, química, saúde e zoologia. As publicações da Acta Amazonica focam especificamente na Amazônia, ecossistema no qual a professora Elisa Queiroz, desenvolveu seu estudo de doutorado. A revista é classificada como Qualis CAPES B1.

O artigo está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aa/v49n3/1809-4392-aa-49-03-213.pdf.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS