Patos em Destaque
Unipam - Vestibular de Inverno

PROGRAMA GALERA CURTIÇÃO É LANÇADO EM LUZ COM ANIMAÇÃO E EXPECTATIVA POSITIVA

Paralelamente, as atividades também irão abordar temas que preocupam a juventude hoje, como bullying, violência e relações afetivas

WESLLEY RAPHAEL
SEXTA-FEIRA, 05/07/2019
Programa Galera Curtição é lançado em Luz com animação e expectativa positiva

Foi com casa cheia que o município de Luz, na região central do estado, sediou na manhã de quarta-feira (3) o lançamento do Programa Galera Curtição, da Coordenadoria de Promoção Social do Sistema Faemg / Senar Minas. O objetivo é trabalhar o enfrentamento ao uso abusivo de álcool e drogas pelos jovens por meio de suas relações com escola, família e comunidade. Paralelamente, as atividades também irão abordar temas que preocupam a juventude hoje, como bullying, violência e relações afetivas.

A solenidade de lançamento do Galera Curtição reuniu no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel autoridades municipais, gestores do Senar Minas – o superintendente Christiano Nascif, o coordenador de Promoção Social José Belas e a analista Michelle Camila de Paula, a coordenadora pedagógica Mírian Rocha e o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio Carvalho -, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luz e alunos e professores das quatro escolas participantes do programa piloto.

Para o prefeito Ailton Duarte, o projeto é desafiador, mas ele está certo de que será um sucesso. “Estou certo de que nossa juventude vai desempenhar esse projeto com louvor, porque eles são a renovação que precisamos”, disse. Rosemary Ferreira da Silva, secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes de Luz, ressaltou para os presentes o caminho percorrido pelas entidades parceiras desde o início para que o Galera Curtição se tornasse realidade. Ainda, ela frisou a importância da participação dos estudantes no projeto: “Este é um trabalho de transformação. Todo mundo trabalhando em prol da melhoria do outro”.

O superintendente Christiano Nascif também tem expectativas positivas para o trabalho em Luz: “Tenho certeza que, pela energia e animação dos jovens aqui, em seis meses teremos uma juventude totalmente transformada”, acrescentando que os jovens são a aposta do Sistema Faemg / Senar Minas: “Acreditamos que o futuro passa pela juventude. Hoje se dá um passo forte nessa direção, é um divisor de águas o que estamos realizando em Luz”.

O programa

O Galera Curtição será desenvolvido para estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, com idades entre 12 e 17 anos, além dos pais e professores, incentivando todos a serem multiplicadores da iniciativa. A metodologia utilizada vai incluir jogos e desafios, como um game show.

Em Luz, o projeto piloto será realizado por meio da parceria do Sistema Faemg/Senar Minas com o Sindicato dos Produtores Rurais do município e com a Prefeitura em quatro escolas públicas: Escola Estadual Comendador Zico Tobias, Escola Estadual Dona Lica Raposo, Escola Estadual Capitão Alexandre Du e Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho. Serão beneficiados, direta e indiretamente, cerca de 880 jovens.

Conforme o coordenador José Belas, “o objetivo do programa é fazer com que os jovens percebam a importância de não se deixarem levar pelo abuso de drogas e álcool, tornando-os protagonistas dessas transformações para que eles possam realmente ter um futuro brilhante”.  Belas também informou que o piloto será a base para personalizar o programa e estendê-lo para todo o estado - a proposta é fazer um em cada regional a partir do ano que vem.

Animadas com a novidade, a diretora escolar Aléxcia Basílio e a aluna do 9º ano, Maria Eduarda Bezerra Rocha, acreditam que a escola delas tem grandes chances de vencer. Elas são da Escola Estadual Capitão Alexandre Du, localizada no distrito de Esteios, na zona rural. “Os meninos estão empolgados, vamos animar o pessoal e envolver todos no projeto, e que esse envolvimento traga um retorno imediato para toda a família, para a escola, para a comunidade”, disse a educadora. “Estou achando a ideia muito legal, vai ser uma oportunidade muito grande para a escola e eu acho que a gente tem sim chance de ganhar”, acredita Maria Eduarda.

“Este é um programa que envolve toda a comunidade e a expectativa é que o comportamento desses jovens realmente possa ser modificado por esse trabalho”, comenta a instrutora Solange Regina Pinto, que há mais de dez anos trabalha com a juventude nos cursos e programas do Senar Minas e será a responsável pelas atividades em Luz.

Atualizações sobre o programa também estarão disponíveis pelas redes sociais: Facebook(https://www.facebook.com/galeracurticaominasgerais/) e Instagram (https://www.instagram.com/gcminasgerais/).

Parceria forte

A parceria entre Sistema Faemg / Senar Minas, Prefeitura Municipal e Sindicato dos Produtores Rurais de Luz é antiga e sólida, o que foi um dos motivos do município da regional de Patos de Minas ter sido escolhido para receber o programa piloto do Galera Curtição. “Já atendemos as escolas aqui há anos e elas perceberam que o Senar pode transformar os jovens pela educação”, acrescenta o gerente regional Sérgio Carvalho.

Jonas Paulo Queiroz, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luz, concorda: “Tenho muito a agradecer a essa parceria antiga e digo que ela vai se fortalecer cada vez mais . Ficamos muito felizes com a preocupação do Senar com os jovens da nossa região, da nossa cidade. É muito importante esse trabalho desenvolvido junto ao sindicato”.

Na solenidade de lançamento do programa, também participaram as mobilizadoras do Sindicato Lunara Carvalho e Lourdes Mírian Raposo, que também é secretária municipal de Agricultura, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente; e Simone Zanardi, secretária municipal de Saúde e do Bem Estar Social, além de outros gestores municipais de Luz. O Hino Nacional, no início da cerimônia, foi executado por uma banda composta por alunos do Colégio Mais e, após a abertura, foi apresentada uma peça teatral pela Companhia Solo, que envolveu os participantes em um jogo de perguntas e respostas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.

Desenvolvido pela itsit.es