UNIPAM

Câmara Municipal reforça o valor da educação em sessão especial dedicada a estudantes patenses

Durante a cerimônia, foram entregues os diplomas de Mérito Estudantil, um diploma de Mérito Cultural e os certificados de Participação no Parlamento Jovem 2018.

por Weslley Raphael
12/12/2018 - 15h37

A educação foi destaque na sessão especial da Câmara Municipal de Patos de Minas realizada na noite de terça-feira (11/12). O plenário da Casa ficou pequeno diante de tantos estudantes, amigos, familiares e representantes de escolas que compareceram para prestigiar a entrega dos diplomas de Mérito Estudantil e Mérito Cultural e dos certificados de participação no programa Parlamento Jovem 2018.

Tanto os agraciados com o Mérito Estudantil quanto o homenageado do Mérito Cultural tiveram suas histórias de vida valorizadas durante a cerimônia, marcadas, principalmente, pelo sucesso e dedicação nos estudos e pelo fomento da cultura em nosso município, respectivamente. Os jovens parlamentares também foram publicamente reconhecidos e certificados pela participação no Parlamento Jovem 2018, por vivenciarem durante o ano a rotina de um vereador, atuando em diferentes frentes políticas e sociais.

Pronunciamentos

Representando os homenageados e os jovens parlamentares, a estudante Émily Teodoro de Lima fez agradecimentos especiais a Deus, aos familiares e ao Legislativo patense, ressaltando a importância da honraria: "Isso só nos incentiva a nos dedicarmos aos estudos e continuarmos buscando a concretização dos nossos sonhos".

Encerrando, discursou em nome do Legislativo, a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, que, como professora ao longo de mais de 25 anos, enfatizou, a todo momento, o poder da educação na vida das pessoas: "a educação transforma vidas e realidades"; "é um ato de amor e de coragem, sustentada nos diálogos e nos debates", afirmou. A Vereadora ainda acrescentou: "A educação nos dá acesso aos nossos direitos e deveres, permite uma melhor compreensão do mundo, torna as pessoas mais críticas e conscientes, colabora no crescimento econômico do país e promove a igualdade social". Ao final, Dalva Mota conclamou a todos para que a Educação seja o principal alicerce da sociedade para um país mais justo e melhor de se viver.

Saiba mais sobre o Mérito Estudantil, Mérito Cultural e Parlamento Jovem

O diploma de Mérito Estudantil "Professor Renê de Deus Vieira" foi criado pela Resolução nº 284/2014, originada de projeto de autoria dos Vereadores João Batista Gonçalves - Cabo Batista e Edimê Erlinda de Lima Avelar, sendo concedido, anualmente, em reunião especial. A referida honraria tem a finalidade de homenagear os alunos de escolas públicas e particulares, nos níveis fundamental, médio e superior, pelo bom desempenho escolar anual e pelo envolvimento em atividades culturais, esportivas, sociais e políticas.  Professor Renê de Deus Vieira, nome que dá título à homenagem, foi docente de Matemática e Física, iniciou sua carreira em Patos de Minas, recebendo inúmeras homenagens durante seus 40 de magistério, e faleceu em 2011 com 92 anos.

Por sua vez, o programa Parlamento Jovem foi instituído, por meio da Resolução nº 266/2011, do Legislativo patense. O projeto tem como objetivo geral incentivar a comunidade estudantil a se organizar como sociedade civil e a participar da vida política da cidade e do país. E promove a participação dos alunos matriculados regularmente nos últimos anos do ensino fundamental e em todos os anos do ensino médio, por processo seletivo realizados pelos órgãos de ensino públicos e privados. No âmbito do Município de Patos de Minas, o Parlamento Jovem está sob a coordenação da Comissão de Participação Popular, composta pelos Vereadores Lásaro Borges de Oliveira (Presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp, e tem como suplentes os Vereadores David Antônio Sanches – David Balla e Sebastião de Sousa Almeida - Tião Mariano.

Já, o Diploma de Mérito Cultural "Francisco Melgaço de Faria – Chiquito" foi criado pela Resolução nº 282/2013, originada de projeto de autoria do então Vereador Lindomar Francisco Tavares, sendo concedido no segundo ano de cada legislatura com a finalidade de homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a promoção da cultura no Município.

Homenageados com o diploma de Mérito Estudantil "Professor Renê de Deus Vieira" – 2018:

·         Ana Beatriz Sousa Caixeta, Cynthia Lopes de Lima, Geovanna Gonçalves Nascimento e Rebeca Mendonça de Queiroz.

·         Ana Lara Caetano

·         Arthur Augusto Martins Ferreira

·         Émily Teodoro de Lima

·         Jacqueline Araújo Corrêa

·         Júlia Araújo de Miranda Silva

·         Kaio Pereira Silva

·         Lourenço Xavier Melo Silvério

·         Marcel Martins Benfica

·         Maria Fernanda Teixeira de Souza

·         Maria Luisa Gonçalves Queiroz

·         Marina Alves Leme

·         Ruan Carlos Gomes Silva

 

Homenageado com o diploma de Mérito Cultural "Francisco Melgaço de Faria – Chiquito" – 2018:

 

·         Marcos Antônio Caixeta Rassi

 

Estudantes que receberam o certificado de participação no Parlamento Jovem 2018:

 

·         Camila Natalia Pereira Nascimento: Escola Estadual Dona Guiomar de Melo;

·         Dyovanna Cristina Passos Ferreira: Colégio Fonseca Rodrigues;

·         Emmily Rayelle de Oliveira Silva: Escola Estadual Deiró Eunápio Borges;

·         Erika Santos de Camargos: Escola Estadual Marcolino de Barros;

·         Júlia Cristina Pereira Dias: Escola Estadual Adelaide Maciel;

·         Maria Eduarda da Silva: Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;

·         Maria Eduarda Resende Cruz: Colégio Fonseca Rodrigues;

·         Mateus Vitor da Silva: Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa;

·         Pablo Tavares de Freitas: Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;

·         Rafaela Aparecida Pereira Lima: Escola Estadual Doutor Paulo Borges;

·         Sthéfany Fernandes dos Reis: Escola Estadual Marcolino de Barros.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684

Fonte: : Assessoria de Comunicação de Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS