Tudo no Pote Bolos
Patos em Destaque
Academia Evolution

CIMA REALIZA REUNIÃO CAMPAL PARA DELIBERAÇÕES AMBIENTAIS DE PROJETOS EM PATOS DE MINAS

Segundo a coordenadora, no momento o espaço abriga cerca de 300 animais da fauna silvestre e conta com 12 funcionários e 46 estagiários do Unipam

WESLLEY RAPHAEL
QUINTA-FEIRA, 04/06/2020
CIMA realiza reunião campal para deliberações ambientais de projetos em Patos de Minas
A direção executiva do Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA), realizou na manhã de quarta-feira, 3 de junho, uma reunião em espaço diferente do usual. O encontro aconteceu em área aberta (ao ar livre) local anexo ao Restaurante Quiosque do Parque do Mocambo. Geralmente as reuniões do CIMA são realizadas no Plenário da Câmara Municipal e na Sala de Treinamento da FIEMG Regional Alto Paranaíba.
 
Participaram da reunião apenas 8 pessoas, em cumprimento às recomendações sanitárias em tempos de pandemia, com todos os cuidados de segurança como o uso de máscara, utilização de álcool em gel e mantendo o mínimo de distanciamento entre os conselheiros e convidados.
 
Na pauta foram abordados temas e discutidos assuntos como, demonstrativo de balancete contábil do último trimestre; informações sobre a comercialização de equipamentos redirecionados ao conselho pela Polícia Militar de Meio Ambiente como o aerobarco e carreta de reboque; informação sobre projeto de instalação de empresa de reciclagem de resíduos sólidos em Patos de Minas; projeto Café com Bordado do programa Pró-Mananciais e Colmeia; relatório de atividades ambientais do CIMA durante o período de quarentena do Covid 19; apresentação de proposta de integração de ações ambientais relacionadas à semana alusiva ao Dia da Árvore, em setembro; e agenda de lives em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.
 
Foi apresentado o ofício de nº 010/2020 do Comando de Policiamento de Meio Ambiente, indicando os nomes dos representantes da 10ª Cia de Polícia Militar de Meio Ambiente para compor os seguintes órgãos, Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA) e Conselho Local de Meio Ambiente (COLMEIA). São eles: Edilson Fernandes Costa (Tenente Fernandes), membro titular; e Helen Cícera de Freitas Gontijo (Cabo Cícera), membro suplente, para o presente mandato dos conselhos ambientais em Patos de Minas.
 
O presidente do CIMA, Ivanildo Alves Zica informou que brevemente a equipe de coordenadores do Projeto Café com Bordado, irá apresentar a agenda de atividades com a retomada do projeto na comunidade de Pindaíbas e a realização de etapas no bairro São José Operário e no distrito de Bom Sucesso. O Café com Bordado, por meio do programa Pró-Mananciais foi criado com o objetivo de valorizar as comunidades, despertando e promovendo entre as pessoas o sentimento de autoestima e pertencimento. E, já conta com algumas edições já implementadas com bons resultados.
 
Na ocasião, o secretário ambiental do CIMA, Civuca Costa repassou aos conselheiros sobre a substituição da empresa responsável pela construção do Centro de Educação Ambiental - o CEAM do Mocambo. Segundo o conselheiro, a superintendência regional da COPASA informou que a nova empresa é a HBA Engenharia Ltda, da cidade mineira de Frutal, do ramo de engenharia, projetos e construções. A primeira empresa vencedora da licitação de edificação do CEAM no Parque Municipal do Mocambo, a Jal Eireli da cidade do sul de Minas, São João do Manteninha, descumpriu os prazos previstos no cronograma, portanto desclassificada juridicamente sem chance de recorrer à decisão do contratante. A nova empresa contratada para a construção do Centro de Educação Ambiental em área interna do Mocambo, iniciará os serviços de intervenção física de edificação do prédio tão logo haja maior controle da pandemia no âmbito do Município.
 
A coordenadora do CETRAS Patos de Minas, Luciana Esteves, pediu a palavra para agradecer à direção do Conselho Integrado do Meio Ambiente pelo apoio incondicional na aquisição de materiais, equipamentos e insumos para a melhoria do funcionamento do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres com sede anexa ao viveiro regional de mudas do IEF, na Fazenda Canavial. Segundo a coordenadora, no momento o espaço abriga cerca de 300 animais da fauna silvestre e conta com 12 funcionários e 46 estagiários do Unipam.
 
No final do encontro foi feita também pela mesa diretora dos trabalhos a sugestão de integração de todas as atividades socioambientais que seriam realizadas nos meses de março e junho deste ano, como a Semana Mundial da Água e a Semana Municipal do Meio Ambiente, no período em que se comemora o Dia da Árvore, no mês de setembro, caso até lá o quadro sanitário da quarentena esteja sob controle em Patos de Minas.
 
Participaram da reunião ordinária do mês de junho do CIMA, os seguintes conselheiros ambientais: Edson Mendes dos Reis (Rotary Clube Patos de Minas); Eugênio Pacelli Civuca Costa (COLMEIA - Coletivo Local de Meio Ambiente); Luciana Esteves da Fonseca (IEF - Instituto Estadual de Floresta); Edilson Fernandes Costa (PMMG - 10ª Cia Militar de Meio Ambiente); Ivanildo Alves Zica (CODEMA - Conselho Municipal de Defesa Ambiental); José Maria Resende (Maçonaria); Bruno Henrique Gomes (Ong FTM - Força Tarefa Mocambo) e Geraldo Arcanjo Nogueira (CIMA - Conselho Integrado do Meio Ambiente). A próxima reunião do CIMA está prevista para o dia 1º de julho de 2020, em local a ser definido e confirmado.
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.
Fonte: Ascom Cima Patos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es