UNIPAM

Diário Oficial do Município completa um ano e representa economia aos cofres públicos

Em formato eletrônico, DOM agiliza e facilita a consulta aos atos oficiais, democratizando acesso à informação

por Weslley Raphael
20/10/2020 - 17h24

A administração municipal de Patos de Minas, visando reduzir gastos e também oferecer maior eficácia e praticidade à divulgação dos atos administrativos, lançou, em outubro de 2019, o Diário Oficial do Município (DOM). Disponibilizado em formato digital, o DOM completou um ano de criação no último dia 15, tendo até essa data mais de 240 edições publicadas.

A partir do lançamento, a publicização dos atos oficiais deixou de ser realizada em painéis na sede administrativa e passou a acontecer de forma eletrônica, no portal da prefeitura na internet. Além de deixar a comunicação mais eficiente, a medida gera economia aos cofres públicos. Somente nesse primeiro ano, o município deixou de gastar mais de R$ 500 mil com impressão e publicação em outros veículos oficiais.  

De acordo com o diretor de Programas e Projetos Estratégicos, Eduardo Alves, a criação do Diário Oficial do Município em formato digital faz parte do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC). “Nosso objetivo principal é direcionar os esforços em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a geração de valor para o município e, sobretudo, para o cidadão”, informou, acrescentando: “O diário eletrônico agiliza e facilita a consulta aos atos oficiais da administração pública executiva e legislativa, democratizando o acesso à informação. É o resultado de uma série de esforços que envolveram direta ou indiretamente diversos profissionais da prefeitura”.

DOM – O diário eletrônico é o instrumento oficial de publicação dos atos administrativos provenientes dos poderes Executivo, Legislativo e da Administração Indireta do município. Criado pela Lei nº 7.687, de 28 de novembro de 2018, e regulamentado pelo Decreto nº 4.703, de 3 de outubro de 2019, o DOM é publicado diariamente, de segunda a sexta-feira. As publicações podem ser acessadas pelo portal patosdeminas.mg.gov.br.

A organização e formatação dos atos tornados públicos bem como a diagramação do Diário são de competência da Diretoria de Comunicação Social da prefeitura. Os conteúdos publicados, no entanto, competem exclusivamente aos órgãos responsáveis por eles.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS