Patos em Destaque Whats

Dia D contra o sarampo é realizado, mas alerta continua

A primeira etapa da campanha vai até 13 de março. Público-alvo são crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos.

por Weslley Raphael
17/02/2020 - 16h34

O trabalho de prevenção contra o sarampo continua em todo o país e, no último dia 15 (sábado), aconteceu o Dia D de Vacinação. Em Patos de Minas, a mobilização contra a doença resultou em um balanço positivo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o comparecimento da população às UBS foi satisfatório.

Apesar disso, é imprescindível que todas as pessoas estejam atentas e verifiquem se o cartão de vacinação está em dia, pois a circulação do vírus do sarampo ainda não foi interrompida. Portanto, a disseminação dessa doença não está controlada e indivíduos não imunizados estão suscetíveis a ela.

Diante desse quadro, a Encarregada de Imunização do município de Patos de Minas, Lilian Alves, orienta as pessoas a procurarem a UBS para certificarem-se de que estão imunizadas. Caso não tenham recebido a quantidade de doses previstas conforme a idade, o profissional de saúde atualizará o cartão vacinal.

Lílian ainda informou que, na última sexta-feira (14), foi confirmado o óbito de um bebê de oito meses no Rio de Janeiro por sarampo, o que reacende o alerta da população e das autoridades de saúde. A profissional ressaltou que existem casos suspeitos da doença em Minas Gerais, sendo necessário cuidado redobrado, principalmente, no período de Carnaval, haja vista que o deslocamento de foliões e a aglomeração de pessoas facilitam a proliferação da doença.

Por fim, Lilian salientou que "em qualquer época do ano, é preciso estar atento ao cartão de vacinação e atualizá-lo sempre que necessário. Entretanto, períodos de grande movimentação de pessoas, como feriados, exigem maior atenção, pois os riscos de contaminação tornam-se maiores".

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

OUTRAS NOTÍCIAS