Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Colmeia realiza a sua trigésima oitava reunião ordinária em Patos de Minas

Civuca Costa destacou ainda sobre alguns projetos interessantes desenvolvidos em algumas cidades mineiras

por Weslley Raphael
25/10/2021 - 14h22

Colmeia realiza a sua trigésima oitava reunião ordinária em Patos de Minas

Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos), se reuniram de forma virtual pela plataforma Microsoft Teams, na manhã de 20 de outubro, para a sua 38ª Reunião Ordinária do mês de outubro de 2021, com sala instalada da central da Copasa em Patos de Minas.

Vários itens importantes fizeram parte da pauta ambiental do Colmeia Patos, dentre outros: Relato sobre as medidas adotadas quanto à escassez de água no córrego Bauzinho no distrito de Pindaíbas / Relatório e comentários sobre o 1º Encontro Regionalizado de Colmeias, com informações sobre o Encontro Estadual de Colmeias./ Relato sobre a visita à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE realizada por conselheiros do Colmeia Patos / Sobre o andamento da atualização e revisão do Estatuto/Regimento Interno do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas / Informações sobre a próxima edição do Programa Peixamento pela Codevasf e Colmeia Patos, no córrego do Arroz e no córrego da Cabocla, em Areado e Pindaíbas / Informações sobre aquisição de Caminhão-Pipa doado pela Codevasf para Patos de Minas./ Apresentação de metodologia para otimização do funcionamento interno do Colmeia Patos e propostas para o Cardápio Ambiental Pró-Mananciais / Sobre o próximo plantio de mudas nativas e frutíferas em área da Lagoa da Ceasa, coordenado pela ODS Patos de Minas / E alguns informes de interesse socioambiental.

A abertura do encontro virtual foi feita pela presidente do Colmeia Patos, Geize Carla Soares Marques, que abordou informações importantes sobre a área ambiental e a situação atual dos recursos hídricos no município de Patos de Minas, com a longa estiagem até o momento e destacou que há boas previsões para o aumento das precipitações até o final do ano para toda a região, trazendo a esperança de abastecimento das áreas de recarga hídrica e para o aumento do volume dos mananciais, com a irrigação do solo e da vegetação, além da regulação do clima em benefício da população e dos seres vivos.

O assunto que iria tratar sobre o posicionamento da Copasa quanto às sugestões do Termo de Referência para a construção das obras do Centro de Educação Ambiental, foi transferido para uma próxima reunião, em caráter extraordinário, para discutir especificamente o tema que envolve o processo de abertura de nova licitação para a edificação do CEAM Mocambo em Patos de Minas.

A presidente do Colmeia, Geize Soares e a conselheira Tenente Adriana Kely Correa, relataram aos presentes sobre a visita em área do córrego Bauzinho para fiscalização da Polícia Militar de Meio Ambiente no Distrito de Pindaíbas para identificar as razões que provocaram a escassez no manancial nas últimas semanas. Geize Soares informou aos conselheiros sobre o teor do Ofício de nº 014/2021 de 08/10/2021, assinado pelos presidentes do Codema e do Colmeia, solicitando a fiscalização da Polícia Ambiental, e cobrando providências das autoridades constituídas para a constatação e a busca de solução para o problema do secamento repentino do córrego do Bauzinho.

Sobre o relatório e comentário do 1º Encontro Regionalizado de Colmeias, realizado pela Copasa no período de 4 a 7 de outubro, no formato virtual, com a participação de mais de 200 municípios mineiros onde existem os Colmeias, várias foram as manifestações dos conselheiros presentes na reunião ordinária. O vice-presidente e comunicador do Colmeia Patos, Civuca Costa, parabenizou a iniciativa dos organizadores em propor o Encontro que possibilitou a troca de experiências e a apresentação de práticas sustentáveis que vêm sendo realizadas com bons resultados ambientais em vários municípios.

Civuca Costa destacou ainda sobre alguns projetos interessantes desenvolvidos em algumas cidades mineiras, dentre outros: O relato emocionante de representante do Colmeia do município de São João do Paraíso com o programa "Sementeiras do Paraíso", uma ação social e ambiental que além de coletar e alimentar um banco de sementes gera emprego e renda a mulheres de toda uma região do Norte de Minas; outro projeto mencionado pelo conselheiro foi do município de Ouro Branco que fez a revitalização de área de erosiva no córrego Veríssimo, com intervenções na cabeceira da voçoroca e a proteção de nascente; Civuca Costa destacou ainda sobre o projeto "Educação Ambiental para Jovens" realizado no município de Limeira do Oeste no Triângulo Mineiro.

O conselheiro e tesoureiro do Colmeia Patos, José Lucilo da Silva Júlio (Duda) também cumprimentou a realização do Encontro Regionalizado de Colmeias e parabenizou a apresentação de Patos de Minas, por meio da bióloga e coordenadora do Programa Pronascentes, Eni Amaral, e destacou o projeto desenvolvido no município de Curvelo sobre o manejo e tratamento de dejetos animal com o tema "Esterqueira para dejetos líquidos bovinos" e "Saneamento Ecológico e Educação Ambiental como meio de possibilitar a preservação da qualidade hídrica em propriedades rurais na comunidade de Saco Redondo em Curvelo/MG. Duda salientou que torna-se necessário a informação e a sensibilização dos produtores rurais da nossa região para com o assunto sobre o tratamento e destinação de dejetos de animais de modo sustentável, evitando assim, muitos danos ambientais.

Sobre a próxima edição do Programa Peixamento pela Codevasf e Colmeia Patos, no córrego do Arroz em Areado e no córrego Bauzinho em Pindaíbas, Geize Soares informou que a ação deve acontecer em meados do mês de novembro e convidou a todos para participar do evento que traz em seu bojo a educação ambiental e a promoção da segurança alimentar, bem como o aumento da ictiofauna nas águas de afluentes do rio São Francisco, com a soltura de 10 mil alevinos da espécie Cutimatã-pacu em mananciais da nossa região.

O presidente da ONG ODS - Organização de Desenvolvimento Sustentável de Patos de Minas, Renato Soares Moreira, informou a todos sobre o adiamento da próxima etapa de plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas em área conhecida como Lagoa da Ceasa, devido a ações durante esta semana de plantio e intervenções ambientais na Mata do Catingueiro. A ação do novo plantio da Lagoa da Ceasa passou do dia 24 de outubro para 31 de outubro, domingo, a partir das 8 horas.

Ao final, foi apresentado um combo de propostas contendo 12 sugestões para a otimização da metodologia com a melhoria e a ampliação das atribuições do Cardápio Ambiental do Programa Pró-Mananciais, para o período de 2021/2024. A lista de proposições foi idealizada e apresentada pelo gestor ambiental e conselheiro do Cima, Codema e Colmeia, Civuca Costa. Foi aprovada por unanimidade pelos presentes a proposta de número 1 do documento apresentado e as demais sugestões serão pautadas para ser discutidas e aprovadas nas próximas reuniões do Colmeia Patos.

A seguir a mensagem da proposição apresentada pelo conselheiro e aprovada pela Plenária do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas e que será levada à Coordenação do Programa Pró-Mananciais para análise e aprovação da direção estadual da Copasa/MG. Proposições e sugestões para Nova Metodologia e Ciclo Tarifário do Programa Pró-Manancais para 2021/2024. # Por Civuca Costa. Inserir no Cardápio Ambiental do Pró-Mananciais, para a proteção de recursos hídricos nos âmbitos regional e estadual de Minas Gerais: 1 - Criação e aprovação de aporte (caixa financeiro com conta bancária específica) para custeio, expediente e manutenção de serviços internos do Colmeia (a exemplo do pagamento do DAE - Documento de Arrecadação Estadual da licença ambiental para a realização de edições do Projeto Peixamento em parceria com a CODEVASF); contratação de escritório contábil; contratação de Agência de Marketing e Publicidade para a criação do Portal Colmeia Notícias; além de despesas com viagens de conselheiros para a participação de cursos e encontros. O controle da  emissão de cheques e movimentação da Conta Bancária, ficará a cargo do presidente e tesoureiro do Colmeia Patos, com demonstrativo de despesas aprovado em Plenária do Coletivo Local de Meio Ambiente.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : Colmeia Comunica

OUTRAS NOTÍCIAS