FPM

Patos de Minas recebe 285 doses da pentavalente

Em meados de 2019, interrompeu-se a distribuição dessa vacina no país

por Weslley Raphael
16/01/2020 - 18h06

O fornecimento da vacina pentavalente pelo Governo federal começou a ser estabilizado. Patos de Minas, que estava sem as doses desde setembro de 2019, recebeu 285 frascos nessa quarta-feira (15). Segundo a gerente de Serviços Epidemiológicos, Elizaine Bicalho, a expectativa era receber 500 frascos, mas o que chegou já foi encaminhado aos postos de saúde.

"Não foi muita quantidade, mas , em breve, deve chegar novos lotes. Estamos aguardando informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para saber quando isso irá acontecer", disse Elizaine. "Tem crianças com doses atrasadas, e é importante os pais procurarem as UBS para atualizar o cartão", acrescentou.

A pentavalente faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de vida. Ela garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o fornecimento da vacina foi interrompido no país porque o órgão reprovou um lote do produto, em junho de 2019, importado de um laboratório indiano.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS